fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

4 estratégias para diminuir a carga tributária da sua empresa

Você já deve saber que, entre as principais queixas dos empresários para manter um negócio no Brasil, a alta carga tributária está no topo da lista. Ela representa boa parte dos custos e das despesas do negócio, comprometendo as metas de lucratividade e gerando transtornos aos empresários, principalmente os que estão começando.

Mas, lembre-se que, por outro lado, independentemente do fator tributário, é necessário ter planejamento empresarial para enfrentar as adversidades impostas ao meio diariamente. A seguir, vamos listar algumas estratégias para diminuir a carga tributária da sua empresa, muitas das quais oferecemos aqui no Imposto no Bolso.

As vantagens de diminuir a carga tributária da sua empresa são muitas. Contate-nos e descubra como podemos colaborar para o crescimento da sua organização.

Invista em um planejamento para sua carga tributária

Essa fase é primordial para o futuro: é a partir do planejamento tributário que será moldado o perfil da empresa, o que vai ajudar a reduzir os valores repassados para o governo se mantendo dentro da lei.

É neste cenário que entra o planejamento tributário: um serviço prestado pelo Imposto no Bolso que envolve toda a gestão do pagamento de tributos dos seus clientes e também um estudo detalhado com as maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre as empresas.

Uma das principais premissas do planejamento tributário é a legalidade e não a economia, como muitos pensam. Empresas que têm programas de compliance, por exemplo, devem investir sobremaneira em um plano, pois a linha que separa a elisão da evasão fiscal é tênue. E, certamente, você não vai querer ver sua empresa sendo penalizada pelo Fisco!

Nesta fase também fazemos a análise dos regimes tributários existentes no país: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Para cada um, há uma forma de recolhimento de impostos e, por isso, é fundamental estudá-los para verificar qual melhor se adequa à organização.

Ao agregar o conhecimento da equipe de especialistas do Imposto no Bolso com os dos times internos das empresas, é possível construir um plano tributário que busque antecipar ações futuras, antevendo os riscos e ajustando-os para alcançar, com excelência, os resultados almejados pela organização. Trocando em miúdos, a revisão pode resultar na redução de impostos, dentro da legalidade, e aumento da lucratividade.

Escolha o melhor regime tributário

São três os principais tipos de tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Real. A opção pelo tipo de tributação que a empresa utilizará no próximo ano fiscal pode ser feita até o início do próximo ano, mas, as análises devem ser realizadas com antecedência para que se tenha certeza da opção, diminuindo as chances de erros. Importante ressaltar que cada caso deve ser analisado individualmente, evidenciando que não existe um modelo exato para a realização de um planejamento tributário já que existem muitas variáveis.

Invista na terceirização

A opção da terceirização de alguns serviços das empresas pode resultar em maior aprimoramento da produtividade dos fluxos de trabalho, diminuição dos custos e melhores resultados.

No caso da redução de custos, uma vez que não será mais necessário contratar funcionários para o setor financeiro, por exemplo, haverá uma redução na folha de pagamento tanto com a remuneração quanto com os impostos e encargos previdenciários.

Para isso, diretores e gestores devem estar atentos às sutilezas de cada cenário empresarial para que se identifique em quais setores a terceirização vai trazer melhores resultados. Em todo caso, especialistas do Imposto no Bolso auxiliam neste processo.

Busque ajuda para sua carga tributária

Não tenha receio em buscar apoio. O fator tributário da sua empresa demanda muito conhecimento técnico, além de dedicação, atenção e cautela. Quer seja o seu contador de confiança, quer seja uma assistência contábil especializada, ter uma fonte de auxílio sólida e competente vai lhe garantir muito mais tranquilidade e segurança durante esse momento.

Mas lembre-se de se certificar quanto à devida qualificação do profissional escolhido.

Outros artigos

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!