Abrir uma empresa nem sempre é uma tarefa do dia para a noite. Quando a ideia de ter um negócio surge, até de fato concluir a abertura de uma empresa existe muito caminho pela frente. Contudo, por mais que seu planejamento e passo a passo seja bem feito, isso não significa que ele vai durar uma eternidade. É possível estruturar uma empresa em poucos meses e é exatamente sobre isso que vamos hoje.
Em suma, para entender como seguir com um plano efetivo para abrir sua empresa sem comprometer o processo de abertura seguro, o blog do Imposto no Bolso preparou um conteúdo completo sobre o passo a passo de abertura de empresa em poucos meses. Acompanhe a seguir!
A importância do planejamento
Para cada passo novo em nossas vidas precisamos nos preparar para conhecer o caminho que iremos seguir. Por isso, a jornada empreendedora já começa com um grande marco de preparação que é o planejamento. Dessa forma, o empreendedor em ascensão já se destaca pelo diferencial do conhecimento, ou seja, conhece sua própria empresa, conhece o mercado empreendedor, conhece suas necessidades e como sua empresa está estruturada. Tudo isso graças ao planejamento prévio.
Esse planejamento é extremamente detalhado e organizado, para evitar que a falta de estudo e preparação não sejam grandes problemas lá na frente. Para isso, o primeiro passo após o surgimento da sua ideia é fazer um Plano de Negócios.
O Plano de Negócios
Se você já conhece nosso blog já deve ter visto por aí alguma menção ao documento que dá o start nessa fase de planejamento: O Plano de Negócios. Resumidamente, esse registro é a primeira estrutura da sua empresa e o primeiro indício que responde à pergunta de como é o seu negócio. Entre as informações extremamente relevantes que devem constar no seu plano de negócios temos:
- Nome da empresa;
- Data de lançamento no mercado e local;
- Tipo de produto ou serviço;
- Quantos funcionários;
- Faturamento mensal;
- Plano de Marketing;
- Planejamento financeiro;
Além disso, na hora de escolher como será a estrutura do seu Plano de Negócios fique à vontade para achar o formato que mais for interessante neste momento. Existem diversas opções disponíveis na internet para começar a estruturar a abertura da sua empresa através do Plano de Negócios.
Quer ajuda para abrir o seu negócio? Clique no botão e fale com um de nossos especialistas:
Como abrir uma empresa em pouco tempo
No Brasil, o tempo médio para abertura de uma empresa é de menos de 24hrs. Contudo, para otimizar esse tempo cada vez mais, chegar com o processo praticamente finalizado é crucial para tornar sua abertura prática. Mas, vamos entender como fazer isso?
Passo 1: Defina um cronograma
Primeiramente, tudo que você precisa definir e estruturar deve estar listado. Após essa etapa, classifique as etapas em um cronograma assertivo até a sua data de lançamento. Assim, você evita preocupações com etapas desorganizadas nesse processo.
Na segunda temporada de The Bear, série multipremiada, Camry e Sydney correm contra o tempo para o lançamento de seu restaurante em um prazo de três meses. O fundamento que levou os personagens a se basearem nesse desafio foi o cronograma prévio.
Passo 2: Entenda sua empresa
Em suma, existem três pilares essenciais para ajudar a definir qualquer burocracia do seu negócio: faturamento, tipo e porte empresarial. Entre eles, saber qual a sua média de faturamento realista ajuda a identificar como sua empresa é reconhecida perante o Estado, e isso ajuda a desburocratizar todas as etapas seguintes da abertura da sua empresa.
Veja sobre os tipos de empresa aqui
Passo 3: Entenda quanto custa
Toda abertura tem um custo, e sem recursos financeiros é impossível tocar um negócio. Abrir uma empresa é um investimento, e claro, que inicialmente todo apoio financeiro é bem-vindo. Busque entender quanto custa abrir uma empresa na sua região e quais os custos iniciais da sua abertura, desde aluguel de espaço até preço de uniforme ou descartáveis.
Passo 4: Cuide da sua burocracia
A abertura de uma empresa é um grande passo. Para além de todo planejamento do formato do seu negócio, para que ela esteja segura algumas burocracias são importantes. Busque entre todos os documentos a regularização do seu CNPJ, alvará de funcionamento e registro na Junta Comercial da sua região. Sem esses documentos, a sua empresa irá atuar de forma irregular e sofrerá as consequências de não ter uma atuação com direitos e deveres garantidos.
Passo 5: Busque suporte de uma contabilidade
Por fim, escolher as parcerias certas pode ajudar a otimizar esse processo ainda mais. Entre os parceiros da sua nova empresa, sua contabilidade é fundamental para tornar sua abertura mais prática, rápida e, principalmente, segura. Uma contabilidade digital tem a expertise para tornar a abertura do negócio econômica e, além de tudo, te ajudar a estruturar o plano para colocar suas ideias em prática.
A contabilidade digital da Imposto no Bolso é o suporte ideal para sua empresa, principalmente nos seus primeiros passos. Conosco, você abre seu CNPJ no conforto da sua casa e ainda conta com uma equipe especializada para te ajudar a longo prazo. Que tal dar um novo passo para realização do seu sonho? Clique aqui e fale com um especialista agora mesmo.