fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

4 dicas de gestão financeira para pequenos negócios

Despesas surpresa, descontrole financeiro, prejuízos no caixa da empresa… tudo isso pode ser indicativo de que seu negócio pode estar tendo uma má gestão financeira. Quando se trata de pequenos negócios, essa organização é crucial para evitar fechar as portas. 

Mas calma, para esse problema existe um sistema que pode mudar a forma de cuidar das finanças da empresa: a gestão financeira. 

O que é gestão financeira

Gestão financeira se relaciona principalmente em processos que controlam, organizam e otimizam a saúde financeira da empresa. Esses processos podem ser aplicados em empresas de qualquer porte. Para pequenos negócios, uma boa gestão financeira pode ser a chave para garantir estabilidade na jornada empresarial. 

Mas a pergunta que não quer calar é: Quais são esses processos e como fazer uma boa gestão financeira? 

Existem algumas dicas preciosas que podem mudar a forma como a empresa lida com a área financeira. A seguir, vamos abordar quatro dicas essenciais para promover uma boa gestão financeira em pequenos negócios. São elas:

1. Conheça as ferramentas de gestão financeira

Sabemos que, quanto mais a empresa cresce, mais fica mais complexo administrar todas as áreas simultaneamente. Para auxiliar nesse processo, as ferramentas de fluxo de caixa e capital de giro são indispensáveis. O fluxo de caixa é responsável por gerenciar as entradas e saídas da empresa constantemente, e o capital de giro são os recursos necessários para manter a empresa operante. Juntas, essas ferramentas ajudam tanto na organização quanto na análise da movimentação financeira. 

2. Organize as contas da empresa 

Um erro muito comum de gestão em pequenas empresas é não optar pela separação das contas pessoais e empresariais. Além disso, é comum que as despesas e vendas sejam unificadas em um único sistema. O ideal é que independente do porte empresarial exista uma conta PJ que separe as contas do negócio e ajude a gerenciar vendas, saldos e muitas vezes a origem de cada centavo que entra e sai. 

3. Analise o desempenho financeiro da empresa

O faturamento da empresa é um fator que determina muito sobre a empresa. Contudo, é muito comum a confusão entre faturamento e lucro. Aquilo que a empresa fatura não inclui despesas fixas ou variáveis. Aquilo que é retirado do faturamento para o pagamento das despesas pode ser positivo (lucro) ou negativo (prejuízo). Entender essa lógica ajuda a se organizar para as despesas e evitar descuidos nessa área. 

Se atente as obrigações da empresa 

Não é novidade que para grandes ou pequenos empresários é preciso separar uma atenção especial às obrigações do Fisco. Seus tributos e relatórios obrigatórios podem fazer diferença no bolso quando são vistos com responsabilidade pela empresa. Organizar essa área evita atrasos que resultam em multas desnecessárias para a empresa. Para ajudar com essa etapa, direcionar os cuidados para uma contabilidade pode ser extremamente vantajoso.

A importância dos cuidados com as finanças da empresa

Geralmente, pequenos negócios em ascensão começam a ter prejuízos que partem principalmente da falta de organização nas finanças da empresa. Os cuidados com essa área nascem principalmente nas etapas iniciais do negócio e se desenvolvem gradativamente acompanhando o crescimento da empresa.

Para isso, os gestores precisam se preocupar com a saúde da área financeira independente do tamanho da empresa. Para um pequeno negócio, a saúde da área financeira vai ser sempre o maior determinante de sucesso porque são os frutos da trajetória do negócio. 

Conclusão

Pequenas empresas são mais frágeis, e essa insistência na organização financeira deve ser diária. Um monitoramento e acompanhamento desse desempenho deve ser feito pelo gestor para evitar a quebra. Esse acompanhamento pode ter uma ajudinha da sua contabilidade, que possui o conhecimento necessário para trazer a organização da sua empresa sem se preocupar com a parte burocrática. 

A Imposto no Bolso é a contabilidade digital que pode cuidar do seu negócio com a atenção que ele merece! Se quiser saber mais sobre nós e a nossa metodologia, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

Outros artigos

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!