fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Passo a passo para fechar uma empresa

Se abrir uma empresa é burocrático, fechar uma empresa pode ser mais ainda. Além de todas as áreas que precisam ser alinhadas antes de dar baixa na empresa, é preciso reunir uma série de documentos para evitar que o processo de fechamento seja desgastante. 

Imagine o cenário: você é um empreendedor que precisa tomar a decisão difícil de fechar sua empresa, independente do motivo. Contudo, quando é chegada a hora, o fechamento de uma empresa pode ser tão burocrático quanto sua abertura. Dessa forma o empreendedor além de lidar com o desgaste por ter que ver sua empresa fechando as portas, ainda precisa se preocupar com o processo de fechamento e o quanto ele custa. 

Por outro lado, existem algumas alternativas para evitar que o fechamento da empresa seja uma fadiga a mais, e agilizar o processo sem que ele custe muito no bolso do empreendedor.  E, se você ainda não sabe, a chave para o fechamento assertivo está no planejamento! 

A seguir, iremos te apresentar o passo a passo para fechar uma empresa. Acompanhe! 

Passo 1: O Distrato Social 

Se existe um contrato social, que é o documento que firma um acordo de sociedade, ao fechamento de uma empresa é fundamental começar pelo distrato social. De forma contrária, o distrato social é o documento que registra o fim de uma sociedade. Nele, deve ser incluído o motivo do distrato, as repartições dos sócios de acordo com seu nível de acordo e, claro, o responsável por “dar baixa” na empresa. 

Passo 2: dê baixa na prefeitura ou estado

Verifique pendências e dê baxa na sua empresa pelo município ou prefeitura do seu Estado. É importante ficar de olho nos impostos que sua empresa paga. Se você contribui com impostos municipais, como o ISS, precisa pedir na Secretaria de Finanças a baixa do banco de dados da prefeitura. O município estabelece a lista de documentos necessários, o tempo e as taxas a serem pagas.

Para quem paga ICMS, o procedimento é dar baixa na inscrição estadual, e isso pode ser feito pessoalmente na Secretaria de Fazenda ou online pelo Portal Redesim. Para o empreendedor que for MEI, a solicitação é pelo Portal do Empreendedor. Além disso, np caso de tributos federais, emita a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da Uniãoi.

Passo 3: Junta Comercial

Além disso, é necessário protocolar o fechamento da empresa na Junta Comercial da sua cidade. Esse processo inclui reunir e apresentar uma série de documentos comprobatórios, além da taxa de fechamento do negócio. Inclusive, essa taxa varia de  acordo com a região, portanto, consulte o valor das taxas e documentos obrigatórios.

Leia também: Quanto custa fechar uma empresa?

Microempresas 

Para microempresas, o processo de fechamento de uma empresa pode ser simplificado: ele dispensa a apresentação de documentos de quitação, regularidade ou inexistência de débito. 

Passo 4: baixa

Por fim, no portal Redesim, o empreendedor após cumprir todas essas etapas, pode dar entrada na baixa da empresa. Essa etapa vai finalizar todo esse processo e pode ser feito online, desde que cumprindo todos os passos antertiores. 

No site do portal você pode tirar dúvidas ou fazer e acompanhar a solicitação.

Facilitadores

Como mencionamos anteriormente, o processo de fechamento de empresa pode ser tão complexo quanto a abertura, mas não significa que é algum bicho de sete cabelas. Contudo, contratar um serviço facilitador desse processo pode ser mais prático e, às vezes, até mais econômico para as empresas. 

Uma contabilidade pode ajudar a tornar esse processo difícil um pouco mais simples, ou até mesmo buscar uma alternativa caso você queira manter as operações da sua empresa. Acesse nosso site, conheça nossos serviços e converse diretamente com nossa equipe! Clique aqui e saiba mais”

Outros artigos

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!