Planejamento tributário: A partir da análise dos dados, a equipe do Imposto no Bolso apresenta às organizações diferentes panoramas e estratégias eficazes para a redução real dos impostos. E o mais importante: dentro das normas legais.
Fiscalização
A cada ano, o Estado investe mais na fiscalização das empresas e a concorrência aumenta consideravelmente. Dessa forma, os gestores não podem mais considerar o recolhimento de impostos apenas como uma obrigação a ser resolvida na data do vencimento. O planejamento tributário precisa ser estratégica ou, caso contrário, a solidez e a segurança da sua empresa estarão comprometidas.
É neste cenário que entra o planejamento tributário: um serviço prestado pelo Imposto no Bolso que envolve toda a gestão do pagamento de tributos dos seus clientes e também um estudo detalhado com as maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre as empresas.
Uma das principais premissas do planejamento tributário é a legalidade e não a economia, como muitos pensam. Empresas que têm programas de compliance, por exemplo, devem investir sobremaneira em um plano, pois a linha que separa a elisão da evasão fiscal é tênue. E, certamente, você não vai querer ver sua empresa sendo penalizada pelo Fisco!
Ao agregar o conhecimento da equipe de especialistas do Imposto no Bolso com os dos times internos das empresas, é possível construir, um plano tributário para 2021 que busque antecipar ações futuras, antevendo os riscos e ajustando-os para alcançar, com excelência, os resultados almejados pela organização. Trocando em miúdos, a revisão pode resultar na redução de impostos, dentro da legalidade, e aumento da lucratividade.
Em um contexto geral, o planejamento tributário será dividido em duas fases, a saber:
a) aspectos normatizadores legais – rotinas, pagamentos nos prazos estabelecidos, escriturações etc;
b) estratégico – enquadramento da empresa no regime tributário adequado ao ramo de atividade, redução de alíquota e o conhecimento aprofundado de normas ou outras particularidades fiscais que sejam benéficas à empresa estão entre as medidas adotadas ao criar o plano.
Ante ao exposto, é possível perceber que um planejamento tributário demanda tempo. Logo, comece a investir desde já plano de 2021 da sua empresa. Entre em contato e solicite uma consultoria especializada com o time da Imposto no Bolso.