O mercado de prestação de serviços é um dos que mais crescem no Brasil atualmente. Com uma alta carga competitiva em meio a uma crescente de empreendedorismo, o ano de 2024 promete ser uma grande oportunidade para trazer inovação e atualização para esse setor. Por isso, com a evolução do mercado no Brasil o empreendedor precisa estar atento às tendências que surgem a partir do ano que vem para os serviços. Pensando nisso, o blog da Imposto no Bolso preparou um conteúdo completo com as tendências e expectativas para o setor de serviços em 2024. Acompanhe a seguir!
O ano de 2023 para os serviços
Se existe um desafio frequente na jornada empreendedora de prestadores de serviço, esse com certeza é o cenário de mudanças constante. Nesse sentido, os empreendedores devem estar preparados para qualquer transformação política, econômica, legislativa ou até mesmo social pois elas representam uma possível adaptação no modelo de negócios.
Por isso, o ano de 2023 foi muito agitado em relação a essas mudanças. Em suma, a crescente tecnológica, o impulso econômico na sociedade pós pandemia e uma mudança de cenário político foram apenas algumas transformações que impactaram os setores. Sobreviveram a essas mudanças, as empresas que se adaptaram e planejaram acompanhar as evoluções.
Sobrevivência das empresas
Em média, apenas no primeiro semestre de 2023 foram fechadas mais de 400 mil empresas. No país onde os brasileiros levam menos de 24hrs para abrir suas empresas, os desafios para manter um negócio operando são diversos. Contudo, planejamento estratégico adaptação e inovação diante de um cenário em transformação são a chave para garantir um desenvolvimento saudável no ano de 2024 para os negócios de serviços.
Confira também | Comércio e serviços: Entenda a diferença
Tecnologia no centro dos negócios
Se você acompanha o blog da Imposto no Bolso sabe que tecnologia foi a palavra-chave do momento por aqui — nada mal pra uma contabilidade digital, não é mesmo? Contudo, essa escolha de tema não foi à toa. Tecnologia e inovação são as pautas no mundo todo, principalmente quando todo mundo está experimentando uma aceleração digital jamais vista anteriormente.
E a grande estrela dessa digitalização é a Inteligência Artificial, que por mais que não seja uma novidade nas áreas de tecnologia, com certeza levantou diversos questionamentos entre os brasileiros. O termo “O que é ChatGPT [a IA de conversação mais popular do mundo]” está entre as 10 perguntas mais feitas ao Google em 2023. Para o ano que vem, a tendência é que ainda mais a IA esteja presente na rotina das empresas. Combinadas a automação, big data e Internet das Coisas, essas tecnologias podem impactar e transformar os serviços prestados e as experiências dos clientes
Mudanças em 2024
O comportamento do cliente
Em suma, o protagonista dos resultados de uma empresa é o cliente. A carteira de cliente, seja assinante, frequente ou esporádico, é o principal contribuinte pro desenvolvimento de um prestador de serviços. Além disso, no mercado de prestação de serviços, o cliente naturalmente exige uma atenção a mais quando falamos de experiência. Cada vez mais as demandas de experiência e imersão são mais exigidas como um diferencial competitivo.
Para alcançar bons resultados, existem algumas estratégias para aprimorar e personalizar a experiência do cliente em 2024:
- Foco na pré-venda;
- Atendimento humanizado;
- Entrega satisfatória;
- Qualidade de serviço;
- Comunicação simples e assertiva;
- Bom custo-benefício para o cliente.
Sustentabilidade e responsabilidade social
De acordo com pesquisas, 95% dos brasileiros preferem comprar de empresas com práticas sustentáveis. A temática sustentável, combinada a responsabilidade social é uma preocupação dos consumidores, que cada vez mais preferem investir em empresas que possuem algum alinhamento com os pilares de ASG (Ambiental, Social e Governança Corporativa). Por isso, prestadores de serviço devem explorar o papel crescente da sustentabilidade e responsabilidade social nas suas estratégias porque elas irão influenciar diretamente as práticas comerciais em 2024.
A dica que damos é ficar atento as mudanças de sociais e sustentáveis que acontecem no mundo e não hesitar em investir em práticas sociais na empresa, desde que as motivações sejam contribuir com desenvolvimento social no mundo.
Por fim, esses tópicos serão explorarados de acordo com as tendências e expectativas específicas para os prestadores de serviços em 2024, oferecendo insights valiosos e orientações para os profissionais deste setor.
Mudanças regulamentárias
No radar das possíveis mudanças legislativas, a reforma tributária ganhou espaço nos debates pra 2024. Ainda é cedo para falar sobre o que muda nos negócios e como os empreendedores podem se adaptar para os novos requisitos legislativos, inclusive para aqueles são especulativos.
O empreendedor deve analisar as possíveis mudanças regulatórias ou legislativas que podem impactar os prestadores de serviços em 2024. Conheça as novas propostas, conheça as leis e inicie os estudos destrinchando os documentos.
Por fim, esse trâmite pode ser burocrático e complexo, principalmente nesse início. Para facilitar esse processo, a escolha de uma contabilidade parceira pode impulsionar o seu negócio em 2024. Além da desburocratização, a contabilidade é responsável por garantir que durante todo o período fiscal, sua empresa esteja regular.
A contabilidade digital da Imposto no Bolso é especializada nos negócios de prestação de serviço. Para alavancar seu sucesso no próximo ano, clique aqui e fale com especialista agora mesmo!