fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

A tecnologia na emissão de notas fiscais

Não é novidade que os avanços tecnológicos possuem um impacto muito positivo no empreendedorismo. Essas inovações são desenvolvidas sempre pensando na atualização de novos processos, trazendo praticidade, segurança e, muitas vezes, economia. Com o sistema de Notas Fiscais não seria diferente. Foi pensando nesses fatores de desenvolvimento que nasceu a Nota Fiscal Eletrônica.

No artigo a seguir, falaremos um pouco sobre como esse serviço funciona e como ele pode ser a chave para tornar os processos da sua empresa mais práticos. 

O que é a Nota Fiscal?

Basicamente, a Nota Fiscal é o documento que registra a compra e venda de determinado produto ou serviço. Esse documento é distribuído em duas vias, uma que fica com a empresa e a outra que é enviada ao consumidor. 

A Nota Fiscal serve como documento comprobatório das operações naquela empresa, seja para controle interno ou para apresentar ao Fisco. Para o consumidor, a Nota Fiscal serve como comprovação do produto ou serviço adquirido, assim como a garantia dos direitos em processos de pós-venda como devolução e troca.

A Nota Fiscal de produtos ou serviços é obrigatória para qualquer tipo de transação que envolve compra e venda.  É através dela que o Fisco faz registros, cálculos e anotações a respeito dos tributos. Sem o envio das notas fiscais para a Justiça, o CNPJ passa a cometer crime de sonegação 

E a NF-e?

A Nota Fiscal Eletrônica é uma versão desse documento totalmente virtual, graças à tecnologia de armazenamento de dados e validação digital. A NF-e substitui o modelo tradicional, tornando o processo muito mais prático e seguro. Além disso, esse controle promove gestão eficiente das vendas na empresa com o auxílio do contador e simultaneamente garante o controle preciso da Justiça sobre os rendimentos da empresa. 

A ideia é a mesma: no documento, são emitidos dados da venda e o produto/serviço adquirido pelo consumidor. A diferença é que essa emissão acontece totalmente de forma virtual, com um arquivo distribuído em formato .XML.

Essa praticidade pode impactar setores relevantes da empresa, portanto, considere a adesão do modelo de NF-e.

Além da NF-e tradicional, temos a Nota Fiscal de Serviços (NFS-e), a Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e) e a Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e). As notas fiscais tradicionais podem ser substituídas completamente por esse modelo inclusive para vendas não recorrentes graças à NFA-e. 

Cada um desses modelos possui um objetivo diferente e precisa conter informações específicas para validação do Estado, portanto, se atente aos detalhes.

Quem pode me auxiliar na emissão de NF-e?

Empresas podem emitir as notas sem a necessidade de terceirizar o processo. Contudo, além de ser importante considerar um sistema ERP, você precisa ter um certificado digital, saber diferenciar os tipos de nota fiscal, se adequar aos modelos, buscar autorização do governo e escolher um software que realize a emissão. 

Todo esse processo pode ser reduzido à contratação de um serviço que realize a emissão de notas, principalmente se sua empresa possui diversos produtos ou serviços. Terceirizar essa tarefa agiliza ainda mais os processos e ajuda o empresário a direcionar os cuidados dessa burocracia a outro setor específico: a sua contabilidade. 

A contabilidade digital da Imposto no Bolso inclui, entre muitos outros serviços, a emissão de NF-e automatizadas. Por trás desses processos, contamos com uma equipe de profissionais qualificados que cuidam da sua empresa com muita responsabilidade. Converse com um desses profissionais agora mesmo e nos permita ser parceiros do seu negócio! 

Outros artigos

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!