fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Por que preciso de uma contabilidade?

Por que preciso de uma contabilidade?

Você sabe o que a contabilidade pode fazer por sua empresa? Se sua resposta foi a de um serviço desnecessário e uma dor de cabeça burocrática, você está bem enganado.

Resumidamente, poderíamos dizer que a contabilidade é uma obrigatoriedade para as empresas de acordo com a lei. Mas existe um fator determinante para incluir um sistema contábil na sua empresa: a necessidade.

Para te ajudar a entender porque a obrigatoriedade e a necessidade desse serviço caminham lado a lado, preparamos um conteúdo cheio de informações valiosas sobre tudo que uma contabilidade pode acrescentar ao seu negócio. Acompanhe a seguir!

Contabilidade para abrir a empresa da forma correta

Para abrir uma empresa, é preciso tomar algumas decisões fundamentais, como qual o melhor regime tributário, o tipo de sociedade, o porte do negócio e diversas outras informações relacionadas ao estabelecimento.

Sendo assim, a contabilidade pode oferecer um suporte completo sobre qual o melhor caminho a seguir em relação a um projeto empreendedor com a menor taxa tributária desde a abertura do CNPJ, e também a diminuir os riscos societários.

Mesmo que todo o planejamento da abertura de empresa seja realizado, a etapa burocrática exige o conhecimento de um contador, pois sem ele além de atrasar o processo de abertura, é preciso estar atento a definições que precisam ser bem estabelecidas já nesse primeiro momento.

O contador é o parceiro ideal para ofertar essa assistência, já que ele tem propriedade para avaliar situações distintas e ajudar o empresário no começo da sua empreitada.

Cuidar do sistema tributário da empresa

Você sabia que boa parte das empresas pagam mais impostos do que deveriam?

Entre as causas desse descontrole, estão o desconhecimento dos tributos a serem pagos e o não interesse por incentivos fiscais e parcerias legais que reduzem a alta taxa tributária.

Além disso, o próprio regime de tributação do empreendimento pode estar incorreto, o que acaba gerando mais despesas para o empreendedor.

Portanto, com o auxílio de um serviço contábil eficiente sua empresa não correrá o risco de fazer escolhas tributárias que gerem prejuízo ao negócio.

Por meio do conhecimento da dinâmica de impostos pagos e gerenciamento de tributação, a equipe contábil consegue saber exatamente o que uma pessoa jurídica deve pagar, quando pagar e, principalmente, como fazer um planejamento tributário que diminui a incidência de impostos.

Avaliar o desempenho da empresa

Com a empresa em funcionamento, é preciso constantemente analisar seu desempenho para estabelecer novos sistemas, ou aprimorar o atual.

Para visualizar a performance do seu negócio, o empreendedor pode usar o sistema contábil para elaborar o que chamamos de relatórios contábeis.

Aliás, esses documentos serão produzidos mesmo que a empresa não tenha bons resultados, justamente porque o objetivo é ter um diagnóstico do que está acontecendo na empresa atualmente para adaptar estratégias com resposta a curto e longo prazo.

Contudo, o recomendado é que o dono do negócio tenha um controle financeiro para que a contabilidade colha os dados com precisão e elabore relatórios assertivos.

Esses relatórios — ou demonstrativos — também são obrigatórios por lei, mas podem ter um aproveitamento estratégico para alinhar as informações importantes de uma empresa.

Somando a isso, ter a contabilidade escriturada possibilita lucros isentos de recolhimento no IRPF na pessoa física, logo, vale muito a pena ter essa parte documentada.

Para completar, não podemos esquecer que ter essa documentação organizada facilita a empresa a ter acesso a linhas de crédito.

Impedir irregularidades fiscais

Uma das tarefas mais importantes de uma boa contabilidade é justamente cuidar da elaboração e entrega das obrigações acessórias ao Fisco.

Isso permite que o negócio fique regular e funcione sem riscos de multas ou pendências. O contador é o profissional que mantém essa regularidade.

Além do mais, fora os impostos “tradicionais”, a Receita recolhe dos contribuintes uma variada gama de obrigações, as chamadas obrigações acessórias.

Elas têm esse nome pois não fazem parte dos impostos principais, que equivalem ao pagamento de tributos, porém são igualmente primordiais.

Não cumpri-las pode levar sua organização a pagar multas e ficar irregular perante o Fisco. 

Gerenciar o departamento pessoal

O contador cuida de todos os aspectos relacionados entre a empresa (empregador) e os seus funcionários.

Tarefas como admissão, demissão, rescisão, cálculo da folha de pagamento, férias, benefícios, 13° salário etc., são algumas das atribuições do serviço de contabilidade.

O MEI precisa de contabilidade?

Embora o código civil estabeleça que toda empresa precisa contratar uma equipe de contabilidade, independente do seu regime tributário ou porte empresarial, a lei 128/2008 – que trata do microempreendedor individual – não pontua em nenhum momento a exigência dos profissionais contábeis.

Isso acontece porque o MEI tem uma contabilidade simplificada, visto que, tanto o faturamento mensal como o anual são de fácil apuração.

Todavia, a figura de um contador é extremamente importante em algumas circunstâncias, principalmente quando o empreendedor estiver lucrando um valor aproximado ao teto anual de faturamento do MEI – 81 mil.

Nesse caso, a empresa pode ultrapassar o limite permitido pela legislação e, com a falta de uma ação prudente (como a baixa do negócio ou a migração para uma EPP, por exemplo), o empresário pode ter um custo alto.

Assim, podemos perceber a importância de contar com a contabilidade em todos os momentos, inclusive para os MEIs. A consultoria da contabilidade pode ser de extremo auxílio para o microempreendedor individual. 

Conclusão

No texto de hoje abordamos a contabilidade como um grande aliado do empreendedor. Todas essas funcionalidades são apenas as principais atividades de um contador dentro de uma empresa. Existem um leque de possibilidades que só o conhecimento contábil pode oferecer na melhoria do negócio.

Também é interessante pontuar que nos últimos anos, a figura do contador consultivo está em expansão graças à implementação da contabilidade digital. 

Através dela, o profissional contábil gera indicadores de desempenho e “diagnostica” a saúde da empresa, ajudando o empresário na tomada de decisões estratégicas.

A Imposto no Bolso está aqui para te oferecer bem mais do que apenas uma contabilidade. Nosso diferencial está em fazer parte dos seus objetivos e ser parceira do seu empreendimento. 

Te convido a conhecer mais dos nossos serviços e contactar um dos nossos especialistas para entender como melhorar o desempenho da sua empresa com a nossa ajuda. 
Veja também: O que é contabilidade digital

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!