Toda a trajetória de uma empresa envolve planejamento financeiro para lidar com custos ou despesas. Contudo, dependendo do modelo empresarial, essas despesas podem variar completamente. A seguir, vamos entender qual o custo mensal de uma microempresa e como economizar com alguns gastos. Acompanhe!
O que são as despesas de uma empresa?
Primeiramente, é necessário entender o que são as despesas de uma empresa para calcular quanto dos seus gastos são fixos e variáveis. Os gastos fixos são aqueles com valor e reincidência agendados todo mês, e os gastos variáveis são aqueles que podem tanto variar em reincidência quanto em valor. Entre as despesas mais comuns de uma microempresa temos:
- Aluguel;
- Água, luz e internet;
- Funcionários;
- Material de trabalho;
- Tributos.
Contudo, como mencionamos anteriormente essas despesas variam entre alguns fatores da empresa. Os principais são:
- Regime tributário;
- Modelo societário;
- Porte empresarial;
- Faturamento;
- Quantidade de funcionários;
- Região da empresa;
E muitos outros.
Por isso, é importante fazer um levantamento dos gastos fixos e variáveis da empresa de acordo com seu modelo de negócio e dessa forma determinar o seu gasto mensal. Geralmente, o custo mensal de uma ME varia entre 4% e 20% do faturamento mensal da empresa.
De qualquer forma, se você quiser economizar ainda mais existem algumas alternativas para isso.
Veja também: quanto custa abrir uma empresa?
Como economizar no custo mensal da empresa?
Existem algumas alternativas que podem otimizar a economia da empresa em relação aos gastos mensais. Dessa forma, com planejamento e estratégia, algumas soluções podem fazer uma diferença imensa nos resultados financeiros do negócio.
Entre as possíveis estratégias considere:
- Terceirizar serviços;
- Utilizar estratégias de elisão fiscal;
- Ter um planejamento tributário;
- Ter um plano de negócios;
- Abrir um CNPJ.
E se você pensa em abrir sua empresa e precisa de profissionais qualificados para te ajudar neste processo, não perca tempo! Estamos aqui para ajudar. Clique no botão e fale com um de nossos especialistas:
Quanto custa ter um CNPJ?
Por fim, um dos principais fatores de economia para as empresas com certeza é optar pela abertura do CNPJ. Com ele, o empresário garante segurança, confiabilidade, economia e muitos outros benefícios atuando como uma empresa reconhecida pelo Estado. Dessa forma, partir da abertura do CNPJ, a empresa passa a fazer um pagamento justo de impostos e consegue ter uma administração interna de todos os fatos da empresa com maior precisão. Ter um CNPJ também significa assumir alguns custos, como pagamento de impostos e declarações que reincidem ao mês ou ao ano.
Contudo, a abertura do CNPJ pode ser feita de forma gratuita dependendo da metodologia utilizada para essa etapa. Na Imposto no Bolso você abre seu CNPJ grátis e ainda recebe auxílio de profissionais capacitados para promover a economia do seu negócio. Não perca tempo! Clique aqui e converse com um especialista agora mesmo.