Se você chegou a esse artigo, provavelmente está dando os primeiros passos para sua jornada empreendedora em 2024. A boa notícia é que, ao buscar entender como fazer isso, você já começou com um grande acerto. Entender como fazer essa ideia dar certo é crucial nessa fase inicial. Contudo, para quem quer abrir uma empresa esse ano, existem algumas coisas que você precisa saber para evitar dores de cabeça lá na frente.
Por isso, a Imposto no Bolso preparou um conteúdo com 5 coisas importantíssimas que você precisa saber antes de abrir sua empresa em 2024. Acompanhe a seguir.
Nem todo mundo te conta, mas…
Sabe aquela ideia maravilhosa de empreendimento que você teve há um tempo atrás, mas nunca colocou em prática? Pois é, o mês de janeiro marca o momento ideal para começar a desenvolvê-la e amadurecê-la. Mas como?
Geralmente, um projeto empreendedor nasce como um diamante bruto, apenas um conceito que precisa ser lapidado. Com tempo e preparação, esse diamante toma forma e, quanto mais aperfeiçoamento, mais valioso ele se torna.
Primeiramente, por mais inovadora que seja a ideia, ela requer paciência. Isso significa que do momento em que surgiu a ideia até sua execução existe um caminho longo pela frente, e ele se baseia principalmente em planejamento. Empreender é pra qualquer pessoa, mas não deve ser feito de qualquer jeito.
Por isso, o empreendedor que sonha em lançar seu projeto deve contar com um período de planejamento detalhado, que estuda estratégias para a abertura de uma empresa sem complicações ou prejuízos. Dessa forma, uma empresa obtém mais chance de sucesso somente pela vantagem da preparação prévia.
Veja também: Guia completo para abrir empresa em 2024
5 coisas para saber antes de abrir sua empresa
1 – Planejamento é fundamental
Pensou em encurtar o caminho e ir por onde todo mundo foi? É melhor dar a volta e planejar a sua empresa com cautela. Ninguém parte em uma nova empreitada sem saber para onde ir. Por isso, o Plano de Negócios é uma espécie de mapa para te guiar na jornada empreendedora. Nele, você deve incluir detalhes como, por exemplo, seu produto ou serviço, público-alvo, estratégias de marketing e projeções financeiras. O tempo gasto com esse planejamento inicial pode economizar muita dor de cabeça no futuro.
2 – Escolha seu modelo empresarial
Como é a sua empresa? O que ela vende? Qual seu tamanho e faturamento? Quantos funcionários? Em suma, responder essas perguntas significa ajudar a escolher o seu modelo empresarial, que é a definição do seu tipo de empresa de acordo com as características dela. Definir o modelo empresarial direciona a empresa para conhecer e exercer seus direitos e deveres perante o Estado. Ou seja, desde quantos funcionários você tem até quanto você paga de impostos depende da definição do seu modelo empresarial. Por isso, entender cada um dos modelos e escolher com sabedoria pode impulsionar os resultados da sua empresa e abrir oportunidade de crescimento a longo prazo.
Veja também: Conheça os tipos de empresa disponíveis no Brasil
3 – Burocracia não precisa ser assustadora
Numa rápida pesquisa, já é possível identificar como a abertura de uma empresa pode ser complexa. São diversos os documentos que precisam ser emitidos e com certeza ter um CNPJ é uma grande responsabilidade. Mas, para evitar dores de cabeça e garantir um início seguro para o seu negócio, é preciso enfrentar esses obstáculos com sabedoria. Dessa forma, saiba quais documentos são necessários, como obter o CNPJ e como lidar com as formalidades legais. Uma contabilidade digital pode ser sua aliada nesse processo, simplificando as questões administrativas e permitindo que você foque no que realmente importa: seu negócio.
Leia também: Por que preciso de uma contabilidade?
4 – Planejamento financeiro é crucial
Os frutos do negócio envolvem suas finanças, mas para colher esses frutos é necessário investimento financeiro. Por isso, uma das grandes métricas de sucesso empresarial está atrelada ao planejamento financeiro realista, ciente dos custos envolvidos para a operação de uma empresa. Lembre-se de reservar fundos para possíveis imprevistos e mantenha um controle rigoroso das suas finanças. Uma gestão financeira sólida é a espinha dorsal de qualquer empresa bem-sucedida.
5 – Parcerias estratégicas fazem a diferença
Nenhuma trajetória de sucesso deve ser solitária. Os seus parceiros, aqueles que seguem com o mesmo propósito que o seu durante a jornada empreendedora, são essenciais para criar e manter uma base sólida de atuação no mercado. Dessa forma, para além de sócios você deve escolher bem quem são esses apoiadores que irão te guiar para o sucesso da empresa. Por isso, escolha bem seus funcionários, sua equipe jurídica e equipe contábil. Uma contabilidade digital especializada pode oferecer suporte desde o início, garantindo que você cumpra todas as obrigações fiscais e contábeis sem dores de cabeça.
A importância da contabilidade digital na abertura de empresas
Definição do porte empresarial, abertura do CNPJ, planejamento tributário e emissão de Notas Fiscais. Essas são apenas algumas das burocracias que podem ser reduzidas ao trabalho de uma contabilidade. Em suma, a contabilidade te ajuda a abrir sua empresa e mantê-la regular durante todo seu período de atuação. Além disso, esse trabalho pode reduzir os custos e otimizar a rotina da sua empresa, para que você tenha tempo e dinheiro para cuidar do que realmente importa.
A contabilidade digital da Imposto no Bolso está preparada para tornar as suas ideias em prática esse ano. Abrimos seu CNPJ grátis e nos comprometemos a ser o apoio e parceria que sua empresa precisa o tempo todo. Que tal dar um start na sua trajetória como empreendedor? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo.