fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Como Abrir empresa em Brasília?

Como Abrir empresa em Brasília?

Abrir empresa em Brasília é bastante simples, ainda mais depois do DF integrar o Projeto Empreendedor Digital, que conta com a união do SEBRAE e das Juntas Comerciais para tornar processos burocráticos mais rápidos.

Combinado a isso, temos a região em si, que tem fama de ser um dos melhores lugares para se empreender no Brasil, tanto que ela é conhecida pela sua enorme economia criativa, que ganha mais força a cada ano.

Neste conteúdo, vamos explicar os porquês e como abrir empresa em Brasília. Leia este material até o final!

Por que ter um negócio em Brasília?

Uma análise rápida de Brasília deixa claro os porquês de empreender nessa cidade. Em primeiro lugar, ela possui quase 3 milhões de habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do Brasil, tendo um altíssimo potencial de vendas.

Fora isso, ela possui uma concentração enorme de renda, e uma das razões para isso está no fato de que boa parte dos órgãos governamentais estão localizados nessa cidade, sem contar sua exímia rede comercial.

O PIB per capita de Brasília é o maior do Brasil, e o quarto maior quando olhamos para a América Latina como um todo. Aliás, a renda da população local é três vezes maior que a média do Brasil.

Então, estamos diante de uma cidade muito rica, de população com elevado poder de compra e acesso farto a produtos e serviços. Ou seja, é um dos melhores lugares para começar um negócio!

Quais são os passos para abrir empresa em Brasília?

Como foi mencionado anteriormente, a cidade tem uma ótima rede de comércio e prestação de serviços; portanto, é de extrema importância elaborar uma modelo de negócio de sucesso, assim como um plano de geração de valor vencedor.

Sem esses dois elementos ao seu lado, empreender na cidade vai ser mais difícil do que deveria.

Lembre-se do “arroz com feição” dos negócios: estude quem é seu público-alvo, veja como seus concorrentes atuam no mercado, procure por um diferencial e, por fim, abra seu negócio na cidade.

Nas próximas seções, vamos apresentar tudo sobre abrir empresa em Brasília, nos aspectos técnicos desse procedimento!

Determine a atividade da sua empresa

O primeiro passo para abrir seu negócio no Distrito Federal é determinar qual será a atividade de sua empresa. Ou seja, qual será sua forma de gerar valor para a sociedade, e como isso vai ser feito.

Em resumo, seu negócio deve se enquadrar em uma das três atividades elencadas pela Lei, sendo elas:

  • Prestação de serviços: essa atividade visa usar técnicas, habilidades e mão-de-obra para fomentar transformações que gerem valor de alguma forma. Entretanto, não estão incluídas a produção de bens nem sua comercialização.
  • Atividade industrial: nesta atividade temos a produção de bens, ou seja, o uso de ferramentas e equipamentos para criar itens de valor, que serão vendidos a terceiros, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
  • Comércio: o comércio lida com a venda direta de bens, os quais podem ter sido produzidos tanto no país quanto no exterior. Em geral, o foco é o consumidor final de um determinado leque de produtos.  

Escolha a natureza adequada para o negócio

A natureza adequada tem um peso enorme na hora de abrir sua empresa. De fato, ela interfere até mesmo nos custos da abertura, assim como nas regras que serão aplicadas à empresa.

No total, temos as seguintes naturezas:

  • Empresário Individual (EI).
  • Microempreendedor individual (MEI).
  • Sociedade Limitada (Ltda).
  • Sociedade Simples (SS).
  • Sociedade Anônima (SA).
  • Empresa Individual Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Vale lembrar que o MEI é a porta de entrada da maioria dos empreendedores. Por ter uma tributação simples, é mais fácil de administrar, mas também possui diversas limitações, como não aceitar sócios e ter um limite baixo de faturamento anual.

Estude os regimes tributários

Escolher o regime tributário adequado vai impedir que sua empresa pague mais impostos que o necessário. Portanto, vale a pena ficar atento aos benefícios, obrigações e direitos de cada um deles. Veja um pequeno resumo:

  • Microempreendedor Individual: esse regime é o mais simples de todos, onde o empreendedor paga apenas uma taxa mensal.
  • Simples Nacional: o simples nacional segue a mesma linha dos tributos aplicados aos MEIs. Ele é mais fácil de administrar, e os impostos pesam menos para a empresa. Embora não tenha uma taxa mensal, a tributação é bastante simples.
  • Lucro Presumido: o lucro presumido é a tributação onde há uma alíquota definida pelas autoridades, que incide sobre o lucro da empresa.
  • Lucro Real: O lucro real tributa apenas o lucro do negócio, sendo o mais aplicado em empresas com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 5 milhões.

Peça uma análise de viabilidade na Junta Comercial

Após feitos os processos burocráticos, os quais podem ser realizados online em Brasília, estamos no momento de interagir com os órgãos de forma direta, principalmente para entregar e receber documentos.

O primeiro passo é requisitar uma análise de viabilidade na Junta Comercial. Não se esqueça de levar documentos de identidades dos sócios, assim como seus impostos de renda. Vale lembrar que as contas de IPTU e o contrato de aluguel/compra do imóvel também são necessários para abrir empresa em Brasília.

Após tudo isso, solicite o DRE (Documento Básico de Entrada) e integre-o com a análise de viabilidade. Essa parte vai liberar alguns documentos que precisam ser assinados, e taxas para formalizar o procedimento.

Com tudo assinado e pago, todos os documentos referentes a sua empresa estarão disponíveis em formato digital (CNPJ, Contrato Social e mais).

O que é o Redesim?

A Redesim é um sistema que integra todas as Juntas Comerciais do Brasil, facilitando na hora de alterar, abrir, fechar e legalizar negócios em solo nacional. Sua principal função é diminuir a burocracia ao mínimo necessário, melhorando o desenvolvimento empresarial da nação.

O DF passou a fazer parte do Redesim a partir de 11/12/2017, por isso abrir empresa em Brasília é um processo simples.

Um contador é necessário durante a abertura da empresa?

Não, você não precisa contratar um profissional da contabilidade para abrir uma empresa no DF, mas é extremamente recomendado fazê-lo. Afinal, esses profissionais costumam ser experientes na função, garantindo que tudo aconteça de forma fluida e eficiente.

Precisa de ajuda com seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!