Antes de te dar os parabéns por dar os primeiros passos na sua jornada empreendedora, nos deixe entender: o quão preparado você está para ser dono do próprio negócio? Olha, você pode até mergulhar de cabeça em uma ideia, mas com certeza você não vai fazer isso às escuras. Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer ao menos um pouco do que significa gerir uma empresa. Mas, calma, sem desespero. Se você está pensando em saber o básico antes de colocar a empresa em operação, chegou ao lugar certo. A seguir, vamos te indicar 3 conceitos importantes para estudar antes de abrir o próprio negócio.
E começando por ele, o conceito mais presente na vida dos empreendedores:
1. Gestão financeira
Ter um negócio vai exigir que você fale sobre dinheiro o tempo todo e, basicamente, a gestão financeira faz isso. Esse é o conceito que vai te ajudar a entender como o dinheiro entra, sai e circula na empresa. Sabe aquela ideia de “controlar o fluxo de caixa”? É exatamente isso! É importante saber quanto você gasta e quanto você ganha para garantir que a conta não fique no vermelho. Além disso, você precisa planejar investimentos, prever lucros e, claro, se preparar para os meses mais complicados. Ter uma boa gestão financeira ajuda principalmente a evitar qualquer surpresa no controle do seu caixa, além de ajudar na tomada de decisão, pois elas serão baseadas principalmente em dados e resultados.
– Entenda a gestão financeira aqui.
E “gestão” é um conceito muito presente no empreendedorismo. Hora ou outra você vai esbarrar com gestão de pessoas, gestão operacional, gestão de crises e riscos além de diversas outras. Estude também esses conceitos para se organizar internamente.
2. Marketing e Vendas
Gestão financeira é importante, sim, mas para cuidar das finanças, primeiro você precisa gerar faturamento. E pra isso, não tem pra onde correr: você precisa promover e vender seu produto ou serviço. É aí que entra o marketing e as vendas. Não adianta ter um produto ou serviço incrível se ninguém souber que ele existe, certo? Por mais que esse seja um grande desafio, estudar e entender o conceito de marketing para empresas pode mudar a forma como você promove seu negócio. Além disso, conheça também as estratégias de vendas para seu nicho, entenda os gatilhos de compra, como as pessoas podem se interessar por aquilo que você promove de forma que isso seja convertido em uma venda. Portanto, sem esse pilar, a empresa não tem chances de crescer e se desenvolver.
Já que estamos falando em estratégia…
3. Planejamento estratégico
Por último, mas não menos importante, temos o planejamento estratégico. Esse, é como um mapa que te guia enquanto a empresa cresce e se desenvolve. Planejar estrategicamente sua empresa pode envolver qualquer etapa do negócio, desde a definição do seu nome e local, até escolher os valores e missão. Para além disso, conheça e entenda no plano seu público-alvo e onde gostaria de estar em alguns anos. A partir disso, trace um caminho de como esses objetivos serão alcançados e o mais importante é: registrar e documentar cada etapa.
Leia também: 7 etapas de planejamento para abertura de empresa
Por fim, se engana que tudo isso deve ser feito sem apoio. Conte com a ajuda dos seus parceiros para entender esses primeiros passos, mesmo sem a experiência de muitos grandes empreendedores.
Além disso, lembre-se que empreender é pra todo mundo, mas não deve ser feito de qualquer jeito. Desde seu planejamento inicial até a entrega das burocracias, você pode e deve contar com suporte de uma contabilidade especializada. A Imposto no Bolso é especialista em abertura de pequenas empresas no DF. Nosso time está pronto para te orientar nos primeiros passos e garantir que que todas as etapas da sua abertura de forma segura e sem erros! Tá esperando o que? Clique aqui e fale com nossos especialistas agora mesmo!