fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

7 etapas de planejamento para abertura de empresa

Nenhuma estratégia nasce da noite pro dia. Mesmo que as ideias apareçam na nossa mente de forma aleatória, muitas vezes elas podem levar dias, meses e até anos para serem colocadas em prática. Colocar uma ideia é prática através de estratégias se chama planejamento e quando esse planejamento envolve a abertura de uma nova empresa, as estratégias precisam ser muito bem estruturadas. Mas, afinal, como estruturar essa etapa? Hoje, o Blog da Imposto no Bolso vai te ajudar com sete dicas de planejamento para abertura de empresa!

Planejamento para abertura de empresas 

Em suma, boa parte das empresas no Brasil fecham nos primeiros dois anos de atividade. Essas empresas poderiam evitar fazer parte desta estatística caso tivessem um planejamento efetivo já nas primeiras fases da estruturação do negócio. São as primeiras decisões e os primeiros passos definem uma base sólida para a atuação da empresa a curto, médio e longo prazo. Para isso, o planejamento antes da formalização da abertura da empresa é essencial, pois ele torna esse processo mais prático, mais rápido, mais seguro e até mesmo mais econômico. 

Documentos para planejar a abertura de empresa 

Resumidamente, existem alguns documentos que podem ser providenciados para obter a abertura de uma empresa. Entre eles:

  • Plano de negócios;
  • planejamento tributário;
  • modelo de negócios; 

São esses registros que vão permitir que cada parâmetro em qualquer escala da empresa seja detalhadamente descrito e planejado estrategicamente a fim de evitar alguns obstáculos ou imprevistos no caminho. 

O plano de negócios é o documento que contém todas as informações descritivas da empresa, assim como as estratégias de marketing, finanças, públicas, e desenvolvimento da empresa no geral. 

O planejamento tributário é o documento que registra toda e qualquer definição fiscal e contábil da empresa, assim como o planejamento financeiro para economizar com a tributação e as obrigações fiscais de forma legalizada. 

E o modelo de negócios é o documento que vai dar início a um esqueleto da empresa, vai ser o registro inicial do que se espera do negócio e as primeiras ideias que surgem na cabeça do empresário antes de dar o pontapé inicial. 

Conheça sete etapas de planejamento para abertura de empresas

Em suma, a maioria das etapas de planejamento pode ser feita em sete passos iniciais que são:

1 — Definindo o modelo de negócio

Entenda entre vários fatores qual a entrega da sua empresa para a sociedade. A partir disso, identifique e registre qual o perfil do negócio. 

2 — Entendendo o tamanho da empresa 

A partir do tamanho inicial da empresa e da média de faturamento, é possível entender alguns parâmetros mais burocráticos como formato de empresa e regime tributário. 

3 — Conhecendo o mercado 

Entenda como sua empresa e o ramo de atuação são relevantes no mercado. Para isso, uma análise de concorrentes e resultados dos setores é um bom ponto de partida para a pesquisa.

4 — Pesquisando tipos societários

Busque entender quem são e se terão investidores/sócios apoiando o início da sua empresa. Caso essa resposta seja sim, busque entender em qual tipo societário essa parceria se encaixa. 

5 — Definindo um cronograma

Planeje uma data para estruturar as etapas importantes do negócio, desde montar o modelo de negócio até a abertura efetiva do CNPJ. Assim, o empreendedor mantém a organização dos processos de abertura e evita extrapolar as datas prioritárias.

6 — Conheça as burocracias 

Busque entender as questões regulatórias que envolvem a abertura de uma empresa, pois isso pode custar a viabilidade do nascimento do negócio e também a economia nesse processo. 

Entenda mais sobre as burocracias de empresas aqui. 

E falando em parcerias…

7— Conheça seus parceiros 

Entenda se terão e quem serão seus fornecedores, investidores, funcionários e equipe terceirizada de serviços. Nessa fase é interessante identificar quem será a contabilidade que vai te acompanhar em todo esse processo. 

A contabilidade como parceira

Por fim, para tornar esse processo mais prático e seguro, a contabilidade é o serviço que pode impulsionar a abertura de empresas. A contabilidade detém a expertise para operar todas as burocracias de uma abertura de forma descomplicada, para que o empreendedor dedique o tempo apenas cuidando dos assuntos que lhe interessam na empresa.

Além disso, a contabilidade se mantém atuante na rotina da empresa ao longo do seu desenvolvimento garantindo que, acima de tudo, ela se mantenha regular. Para encontrar um serviço como esse você precisa alinhar seu propósito com o da contabilidade ao seu redor. 

A contabilidade da Imposto no Bolso é especialista em pequenas empresas que buscam abrir seus CNPJs de forma descomplicada. Para saber mais, converse com um dos nossos especialistas!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!