fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Dicionário do empreendedor: entenda os principais conceitos para abertura de empresas

Se você está pensando em abrir uma empresa,  provavelmente já se perguntou o que precisa saber antes de começar a planejar esse sonho. Pensando nisso, o Blog da Imposto no Bolso preparou um conteúdo completo com o Dicionário do Empreendedor, que contém os principais conceitos para descomplicar a abertura de empresa. Confira a seguir.

O que preciso saber antes de abrir uma empresa?

Basicamente, antes de abrir um negócio é preciso entender qual o seu propósito como empreendedor. Além do lucro, os valores para abrir a empresa precisam estar alinhados a uma entrega para sociedade. Isso significa que, mais do que a independência financeira — que já é uma boa motivação — é interessante que seu negócio responda a seguinte pergunta: O que estou entregando de valor à população?

Em seguida, o empreendedor precisa buscar planejar a abertura, começando por três princípios básicos que vão ajudar no processo 

  • Entenda seu faturamento;
  • Saiba quantos funcionários vão te ajudar na empresa;
  • Entenda seu modelo de empresa;

Feito isso, você já vai ter uma base interessante sobre os próximos passos. Mesmo assim, alguns conceitos podem parecer confusos no começo. Para entendê-los, confira a seguir o dicionário do empreendedor:

Dicionário do empreendedor

CNPJ 

Significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e é a porta de entrada para regularização da empresa. Sem ele, a empresa atua de forma irregular e é impedida de operar com garantia plena de direitos e deveres. 

Faturamento 

É o valor total de dinheiro que uma empresa gera a partir da venda de seus produtos ou serviços, incluindo despesas fixas ou variáveis. É o faturamento que define o tamanho e porte empresarial. 

MEI e ME 

O Microempreendedor Individual e a Microempresa são os dois modelos empresariais com menor teto de faturamento. Geralmente, são os modelos iniciais de abertura de uma empresa. 

Conheça o MEI e a ME.

NF-e 

Nota Fiscal Eletrônica, o modelo de Nota Fiscal totalmente digitalizado e documento fiscal obrigatório de apresentação para as empresas. 

Tipo societário 

É o modelo de sociedade de escolha da empresa, que pode optar entre Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada ou MEI. 

Planejamento tributário 

É o documento que registra o plano de estratégias financeiras, fiscais e contábeis da empresa, a fim de obter lucro e reduzir os impostos legalmente. 

Regime tributário 

É o sistema que caracteriza como as empresas realizam os pagamentos dos seus impostos de acordo com faturamento e lucro. A empresa pode escolher entre Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional. 

Conclusão

Por fim, esses são os principais conceitos para a abertura de empresa. Contudo, se quiser otimizar o processo de abertura buscando auxílio de quem entende do assunto, converse com sua contabilidade.

A contabilidade ajuda a tornar a abertura do CNPJ muito mais segura, prática e econômica. A Imposto no Bolso vai além: abrimos sua empresa grátis e ajudamos a manter a regularidade do seu negócio. Clique aqui e converse com um dos nossos especialistas agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!