fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Despesas e implicações tributárias das festas de fim de ano para empresas 

Todo brasileiro lida com gastos a mais no fim do ano. Para as empresas, esses gastos são acompanhados de diversas obrigações tributárias e símbolos que representam o fim de um ciclo para os negócios. Contudo, entre bonificação de final de ano e 13º salário, os empreendedores precisam entender as implicações tributárias e como calcular essas despesas a fim de evitar descontrole financeiro.  

A seguir, iremos abordar quais as despesas de fim de ano mais comuns para as empresas e como priorizar os gastos no fim de ano.  

13º salário  

 

Ano vai, ano vem, e as despesas também vem e vão. No início de dezembro, o Brasil e o mundo recebem uma injeção econômica que marca o início dos preparativos para as festas de Natal e ano novo. Para boa parte da população brasileira, o aumento de renda se dá pelo recebimento da primeira parcela do 13º salário, que naturalmente custeia boa parte dos planos envolvendo fim de ano — compras de Natal, festas, investimentos etc.  

Consequentemente, mais dinheiro em circulação significa maior envolvimento das empresas nos gastos para pagamento do salário, mas também da participação no processo de compra e venda dos brasileiros. Todos os setores são impactados com o aumento dessa movimentação. As empresas, por sua vez, precisam se organizar ao máximo para cumprir com a obrigatoriedade das regras trabalhistas envolvendo o 13º salário, enquanto ao mesmo tempo se preparam para a injeção econômica das compras de fim de ano.  

Confra de fim de ano  

Como nem só de obrigatoriedades vive uma empresa, outra tradição cada vez mais presente nas culturas das organizações é a confraternização da firma, que acontece geralmente no mês de dezembro. E pra confraternização não existe uma regra ou fórmula para como vai ser a festa. Contudo, entre os diferentes formatos, a gestão geralmente custeia toda bonificação que envolve esse período: desde aluguel do local, até a lembrancinha de fim de ano. E esse ato se enquadra como despesa tributável.  

Por isso, para toda e qualquer despesa seja ela exata ou não, se programe para registrar as operações nos livros contábeis e reunir os documentos fiscais para fins de comprovação ao Fisco.  

Além disso, as despesas de final de ano exigem ter uma organização prévia, um planejamento que impede a despreparação na hora de abrir os caixas para cumprir com suas obrigações no fim do ano fiscal. Para isso, o planejamento e a organização financeira são essenciais. Contudo, com passar dessa fazer o possível é organizar as finanças nas últimas semanas para começar o ano com pé direito. Como? Confira a seguir. 

Como se organizar financeiramente antes do início de 2024 

Passo 1

Para organizar as finanças antes do término do ano, é fundamental realizar uma revisão completa das receitas e despesas do período atual. Inicialmente, analise os fluxos de caixa, identificando padrões, picos e quedas sazonais, como Natal e Dia das Mães, além de compreender os compromissos financeiros para garantir o fechamento adequado do balanço anual.  

Passo 2

Simultaneamente, revise as obrigações fiscais, garantindo que todos os impostos estejam calculados e provisionados corretamente. Além disso, é prudente considerar a renegociação de contratos, a liquidação de dívidas pendentes e a criação de um planejamento financeiro para o próximo ano. 

 Passo 3

Logo após, a terceira etapa envolve a criação de estratégias de otimização financeira, incluindo a análise de investimentos potenciais para aumentar retornos futuros. Além disso, é crucial investir tempo na comunicação e colaboração com a equipe para garantir a precisão dos dados. Dessa forma, se permite uma tomada de decisão informada e uma preparação sólida para o novo ano fiscal. Ao final, agrupe essas estratégias a um plano financeiro que permitirá uma transição suave para o próximo ano e uma gestão mais eficiente das finanças. 

Conclusão  

Toda essa etapa é extremamente burocrática e exige o trabalho eficiente de uma equipe de contabilidade preparada para mudança de ano. Novos ares, novos começos e novos ciclos podem ser oportunos para uma nova parceria de sucesso. A Imposto no Bolso é especialista em contabilidade digital e empreendedorismo no DF. Nosso objetivo é garantir sua regularidade e economia em todos os momentos do ano. Não perca tempo! Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo! 

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!