fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Primeira vez declarando Imposto de Renda?

Vai declarar Imposto de Renda pela primeira vez esse ano? Saiba como fazer um bom Imposto de Renda em poucas etapas

Se você chegou a esse texto, provavelmente tem dúvidas sobre como declarar o Imposto de Renda agora que chegou a sua vez de apresentar o documento. É comum que essa nova etapa seja repleta de dúvidas, por isso a Imposto no Bolso preparou esse conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber sobre a declaração mais importante do país. Acompanhe a seguir.

Por que o Imposto de Renda é importante?

O Imposto de Renda é a aplicação de um tributo sobre os rendimentos de um indivíduo. Entretanto, essa tributação não é sua única finalidade. O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) serve como uma prestação de contas a respeito de todo o patrimônio da população brasileira. Esse controle é uma das fontes de análise sobre tudo que foi movimentado financeiramente no país. Ou seja, se por aumento da renda ou ganho de propriedade o seu perfil se encaixa na lista de pessoas que precisam declarar o IRPF, é necessário se informar sobre todas as etapas de elaboração para essa prestação de contas. Mas quais são essas etapas? 

Entre elas estão:

1- Entender o motivo da obrigatoriedade

Quando próximo o período de entrega da declaração, a Receita Federal libera as características de quem precisa apresentar o Imposto de Renda. É necessário estar atento às definições que estabelecem a obrigatoriedade de cada ano para evitar pendências com a Receita. Além disso, essa definição serve como norte para iniciar o processo de elaboração do IR. Por exemplo, se o aumento de patrimônio for o motivo que você se enquadra na declaração do ano, já é possível organizar a documentação dessa propriedade para apresentar ao governo. Assim, possíveis desgastes com a organização dos documentos são evitados. 

2- Se organizar a respeito dos prazos

O Imposto de Renda é apresentado com base no ano anterior ao vigente. Ou seja, os rendimentos apresentados serão do ano passado. O período de análise desses rendimentos é de acordo com a movimentação financeira de todo o ano. O período de entrega da declaração ocorre geralmente do início de março até o final de abril.

3- Preparar a documentação

Depois de entender os principais detalhes a respeito da declaração anual é hora de organizar os documentos. Essa etapa, se feita com antecedência, pode ser vantajosa porque evita perder tempo em busca dos documentos exigidos pelo governo e facilita a entrega da restituição. Os principais documentos incluem: 

  • Documentos pessoais do contribuinte e seus dependentes
  • Comprovantes de rendimentos 
  • Recibos de aluguéis pagos ou recebidos
  • Documentos de bens e aquisições
  • Comprovantes de despesas dedutíveis como educação ou saúde

A lista completa de documentação necessária para apresentar o IRPF está disponível no site da Receita Federal.

4- Conhecer as plataformas disponibilizadas pelo governo

A Receita Federal disponibiliza o programa para realizar o Imposto de Renda. Atualmente existem três formas de elaborar a declaração: o programa para computador, o aplicativo para celular e tablet e o portal e-CAC que funciona de forma online. Tanto o aplicativo quanto o sistema online, possuem limitações. Portanto, o recomendado é que se possível a declaração seja feita através do programa.

Ainda tenho dúvidas, como proceder?

Mesmo que todas essas etapas sejam bem elaboradas, existe a possibilidade de se perder no meio do processo e não ser possível entregar um bom Imposto de Renda. Para isso, é válido contar com o auxílio da contabilidade e seus serviços. 

Por mais que seja de extrema importância entender o funcionamento do Imposto de Renda, não é ilegal terceirizar esse serviço. Um contador ou um bom escritório de contabilidade podem ser seus aliados nessa etapa de elaboração do Imposto de Renda.  

Então fique tranquilo que de Imposto a gente entende. O nosso objetivo é aliviar essas burocracias de forma prática e eficaz. Se é de seu interesse facilitar a entrega do Imposto de Renda com ajuda da contabilidade, entre em contato com nossa equipe e fique em dia com a Receita Federal o quanto antes!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!