fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Mães empreendedoras

Os desafios do empreendedorismo combinados a maternidade

A maternidade é fator determinante para a desigualdade financeira das mulheres no nosso país. Entre todas as dificuldades da atuação feminina no mercado de trabalho, essa se destaca por ser o principal fator que impede a independência profissional das mulheres.

Entretanto, quando a busca pela independência financeira parte do empreendedorismo, a maternidade não necessariamente precisa ser uma dificuldade. Na verdade, ter o próprio negócio é a alternativa que muitas mulheres encontram para garantir o futuro dos seus filhos e promover uma maior atuação feminina no mercado de trabalho. Nesse dias das mães, destacamos a participação dessas mulheres tão importantes para nosso desenvolvimento, no mercado empreendedor. 

Os obstáculos do empreendedorismo para mães empreendedoras

Sabemos que as maiores dificuldades profissionais enfrentadas pelas mães podem partir da necessidade de dedicar tempo de qualidade aos filhos ou conciliar os cuidados, mesmo com uma rede de apoio. Essa dificuldade está presente inclusive para as mães empreendedoras.

Entretanto, por mais que administrar uma empresa seja uma tarefa difícil, ela permite uma maior participação na vida dos filhos devido a flexibilidade em administrar o próprio negócio.

Precisamos entender que além dos obstáculos presentes na carreira empreendedora, eles se multiplicam quando são feitos por mulheres e ainda mais por mães. Elas precisam diariamente enfrentar estigmas e preconceitos sobre sua capacidade de liderança com altas demandas, como a criação dos filhos. 

O empreendedorismo como alternativa

O empreendedorismo é o caminho que algumas mães encontraram para se desenvolver financeiramente e ainda conseguir participar com mais frequência da criação dos filhos. Para isso, adaptar suas empresas para a realidade da maternidade é apenas uma das opções para potencializar o tempo e garantir um bom desempenho financeiro.

Ter o próprio negócio é sempre uma alternativa para alcançar a independência financeira. Para mulheres que são chefes de família, essa alternativa pode ser a única. De acordo com as pesquisas, 68% das mulheres decidem empreender depois de se tornarem mães. Durante a pandemia, mais mulheres e mães decidiram abrir seus próprios negócios se tornando as provedoras da família e garantindo o futuro dos filhos. 

Vantagens para mães empreendedoras

Quando falamos sobre mães empreendedoras, elas não só garantem que o desenvolvimento profissional esteja alinhado com o desenvolvimento dos filhos, como muitas vezes desenvolvem as atividades empreendedoras com o intuito de auxiliar outras mulheres e outras mães.

Os cuidados em conciliar o empreendedorismo e a maternidade incluem  aprimorar e adaptar estratégias para otimizar o tempo, manter o controle das finanças e promover um crescimento saudável da empresa. Dessa forma, o sucesso do negócio vai estar alinhado com a organização dele, e essa organização garante a possibilidade maior participação na vida dos filhos.

Conclusão

Além de promover um maior contato com a família, é através do empreendedorismo que as mulheres conseguem garantir um espaço igualitário no mercado mesmo que ele seja pequeno. A ocupação de mães no mercado empreendedor se faz necessária para incentivar cada vez a participação de mulheres em espaços de destaque nas empresas. 

Sabemos que, um negócio de sucesso sempre precisa de uma rede de apoio parceira. Conte com os amigos, a família, o cônjuge ou a sua equipe para promover o crescimento da empresa. 

Entre esses parceiros, escolha uma contabilidade que vai ajudar a organizar suas finanças, entregar suas obrigações pontualmente e te ajudar a crescer. A praticidade de uma contabilidade digital pode oferecer tudo isso de qualquer lugar, portanto, converse com um especialista e inicie seu sonho de empreender!

Outros artigos

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!