fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Quais são os profissionais prioritários em uma pequena empresa?

Que a equipe é o coração da empresa isso todos nós já sabemos, mas ao iniciar um novo negócio nem sempre é possível montar uma equipe com diversos funcionários. Isso acontece porque nem sempre a empresa tem tamanho e estrutura o suficiente para contratar dezenas de pessoas. Por isso, de acordo com a demanda e as possibilidades da empresa em determinado momento, ela precisa definir quais os profissionais prioritários de contratação. 

Contudo, quando a empresa é pequena e o empresário está em dúvida sobre qual a pessoa mais importante para contratação, existem algumas dicas que podem ajudar a entender como escolher a equipe que vai te ajudar a desenvolver as atividades do seu pequeno negócio. Confira a seguir:

Quando saber a hora de contratar?

Muitas vezes, a necessidade da contratação de um funcionário nasce no dia a dia da empresa. Quando a demanda aumenta e determinado setor precisa de auxílio para continuar operando, geralmente é quando o empresário percebe qual setor que mais precisa do serviço de mais uma pessoa. Além disso, um dos fundamentos do mercado empreendedor ao contratar funcionários é que de forma alguma você precisa contratar colaboradores de imediato, muito menos uma quantidade maior do que sua empresa — e seu faturamento — comportam. Por isso, considere como prioridade entender como sua empresa opera e qual seu tamanho para entender a proporção dos colaboradores. 

Por isso, é necessário entender que nem sempre a contratação de funcionários vai ser a prioridade da empresa. Em alguns casos, as empresas só podem ter um funcionário atuando, que é o caso do Microempreendedor Individual, o MEI, que pela regulamentação pode contratar um único colaborador. Dessa forma, quando as opções são limitantes, o empreendedor pode se ver numa difícil decisão para entender qual setor que mais precisa de suporte. 

Como escolher a equipe de uma pequena empresa

Dois recepcionistas, gerente de estoque, RH, gestor financeiro, fiscal e contábil, gerente de vendas, marketing, comunicação, estariários… Esses e muitos outros profissionais podem formar a equipe dos sonhos. Contudo, nem sempre é possível agrpar todas essas pessoas em uma pequena empresa. Dessa forma, o que define quais são os profissionais prioritários de contratação em uma empresa é a estratégia que será utilizada para o crescimento do negócio. Por isso, para cada estratégia existe uma área que deverá ser desenvolvida com mais força. Por exemplo, em uma lanchonete o empresário também é o responsável pela confecção dos lanches, mas, devido a complexidade dessa tarefa não é possível atender os clientes por telefone. Surge, então, uma urgência para contratar um atendente. 

A estrutura do ‘time ideal’ é formada com o desenvolvimento do negócio. Contudo, ao iniciar um projeto considere as seguintes dicas para estruturar sua equipe:

1 – Conheça suas estratégias 

Antes de iniciar as atividades do seu negócio, busque entender como vai ser o trabalho inicial para atingir seus objetivos. Dessa forma, é possível identificar qual a área que mais precisa de apoio para escolher mais um membro para o time. 

2 – Entenda suas necessidades 

Muitas vezes, o empresário não entende qual caminho deve seguir pois não reconhece suas necessidades inicialmente. Para isso, a experiência e o planejamento devem andar juntos para observar quais os pontos estratégicos de demanda que a empresa têm e, dessa forma, analisar se o profissional é o suporte ideal nesses casos. 

3 – Terceirize serviços 

Por fim, uma estratégia interessante para aqueles que estão começando e buscam apoio mas sem a necessidade de ampliar a rede de colaboradores é terceirizando seus serviços. Limpeza, jurídica e contabilidade estão entre as equipes mais vantajosas para terceirizar a curto, médio e longo prazo. 

Terceirização do serviço contábil 

Por fim, o serviço contábil para uma empresa é essencial mesmo para os pequenos negócios. É através da contabilidade que se mantem a regularidade de um CNPJ, garantindo sua segurança e estabilidade durante seu crescimento. Quando uma empresa atingir a equipe dos sonhos — aquela com centenas de colaboradores —, é preciso ter a estrutura e estabilidade que uma equipe de contabilidade oferece. Além disso, contratar um escritório de contabilidade pode ser, entre muitas coisas, extremamente econômico para o negócio, visto que é um serviço terceirizado e com uma equipe especializada para cuidar da sua empresa. 

A contabilidade digital da Imposto no Bolso é especializada no cuidado de peqeunas empresas em busca de economia e segurança. Se quiser conhecer nossos serviços, clique aqui e converse com um dos nossos contadores agora mesmo!

Leia também: Entenda como funciona a gestão de pessoas para pequenas empresas

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!