fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Conheça os tipos de empresa disponíveis no Brasil

O sonho de abrir o próprio negócio pode alcançar qualquer pessoa independente do tamanho desse sonho. Por isso, existe uma grande variedade de tipos de empresas no Brasil. Cada uma delas possui características específicas que ajudam a identificar, acima de tudo, como aquela empresa vai ser reconhecida. 

Nesses casos a dificuldade é entender como escolher o modelo ideal para sua empresa de acordo com as características dela. Hoje em dia, para abrir uma empresa é preciso escolher o tipo societário, porte empresarial e o regime tributário. Esses são os três pilares que exigem mais análise e estudo para ajudar no desenvolvimento dos negócios, e a escolha deles acontece durante a abertura. 

Mas para ajudar a entender os tipos de empresa disponíveis e ajudar nessa escolha, preparamos um conteúdo completo para ajudar a conhecer os tipos de empresa disponíveis no Brasil. Acompanhe a seguir!

Tipos de empresa no Brasil

A constituição de um negócio exige a compreensão de toda sua estrutura interna, ou seja, a quantidade de sócios, o faturamento, se tem funcionários e a atividade exercida. Com essas informações é possível escolher o tipo de empresa. Aqui no Brasil estão disponíveis para essa escolha:

MEI 

O Microempreendedor Individual nasceu da necessidade de regularizar atividades individuais autônomas como empresas. Esse modelo é vantajoso para pequenos negócios que querem adquirir um CNPJ e buscam simplicidade nos processos burocráticos que envolvem a empresa. É válido ressaltar que o MEI foi desenvolvido para microempreendedores. Por isso, o teto de faturamento é baixo e a empresa só pode contratar um único funcionário. 

Empresário Individual

Esse modelo de negócio não possui sócios. Isso significa que o proprietário da empresa também é o único responsável por aquele CNPJ, o que pode ser considerado uma desvantagem em alguns vasos. Contudo, a notícia boa é que para ter uma EI não é necessário capital social mínimo, o que torna mais fácil a abertura desse modelo. 

Sociedade Limitada Unipessoal

Esse modelo determina uma empresa com a constituição de um único sócio. A participação do sócio por sua vez não é necessária para abertura da empresa. Contudo, diferente do modelo anterior, patrimônios individuais e patrimônios da empresa não se misturam, o que dá um pouco mais de garantia para manter a regularização da empresa. Para esse modelo também não é necessário capital social mínimo.

Sociedade Empresária Limitada

A LTDA é o modelo mais comum adotado por empresas do nosso país. Ele permite a inclusão de sócios através do Contrato Social e a responsabilidade dos mesmos limitada as atribuições desse documento. As decisões dos sócios se baseiam principalmente no Contrato Social, que pode ser alterado durante a trajetória da empresa, mas determina as responsabilidades dos mesmos detalhadamente no documento. 

E os portes empresariais?

Bom, existem três principais portes empresariais disponíveis para caracterização da empresa. 

Além do limite de faturamento desses três, não existe especificação de porte, mas é preciso estar atento a outros detalhes como o regime tributário e as atividades econômicas exercidas por elas.

Se quiser saber mais sobre portes empresariais acesse aqui.

Conclusão

Seja para escolha do tipo de empresa ou regime tributário, um detalhe crucial precisa ser levado em consideração: acima de todos os detalhes que compõem uma empresa é necessário estudo e planejamento. Uma análise de como a empresa vai ser constituída pode ser a salvação dela. Não permita brechas a respeito daquilo que seu sonho representa. 

Além disso, para abertura de empresas é necessário escolher uma contabilidade. Mais que isso, essa etapa de estudo também pode ter um empurrãozinho do seu contador, você só precisa escolher os parceiros certos. 

A Imposto no Bolso é a combinação do melhor da contabilidade digital com a parceria e o cuidado humanizado que seu sonho merece. Não perca tempo e fale agora com um dos nossos especialistas!

Outros artigos

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!