Como o aumento de vendas sazonal pode impulsionar o lucro no final de ano
Entre promoções de black friday e festas de fim de ano, a maior movimentação sazonal nos negócios acontece no final de ano. Dessa forma, é claro que os presentes de natal e as compras mais aguardadas do ano ficam no topo da lista das motivações desse aumento na movimentação econômica. Não é a toa que sempre nessa época do ano, os indicadores da macroeconomia apresentam um crescimento nas atividades de comércio e serviços, resultado desse período que tende a ser mais agitado para o bolso dos brasileiros e também dos caixas das empresas.
Por isso, a conclusão de todo ciclo de um ano inteiro é de que as expectativas de vendas seja maior, inclusive para o setor de serviços. Vamos entender como o aumento de vendas se relaciona com o lucro das empresas?
Mais dinheiro, menos dinheiro…
Em suma, podemos começar esse artigo falando o que significa a movimentação econômica ser maior no fim de ano. Resumidamente, estamos falando de dinheiro em circulação, que aumenta fluxo de compra e venda nos mais diversos setores, mas principalmente no comércio. Mas, por que?
Bom, no final de novembro se dá o início das parcelas do 13º salário. Por isso, para aqueles que trabalham no modelo CLT, a quantia no final do ano é oportuna para as compras de final de ano: aquele eletrodoméstico que o trabalhador sonhava, as roupas novas para as festas de natal e ano novo, as passagens para ver a família em outro Estado… tudo isso aumenta o fluxo de compra. Dessa forma, as empresas devem se preparar para remunerar o trabalhador nesses períodos. Esse ano, segundo Diesse, o 13º irá injetar R$ 291 bilhões na economia brasileira.
Contudo, vai dinheiro, vem dinheiro. Geralmente, os brasileiros se preparam para esse momento do ano e isso, em acréscimo às festividades, aumenta o consumo e as compras. Por isso, as empresas tendem a ter uma maior demanda no início de dezembro em preparação para as festividades.
Entre os setores mais afetados pelas sazonalidades temos:
- Varejo de roupas;
- Alimentos;
- Serviços de beleza;
- Tecnologia.
Estratégias para lucro no período sazonal
Uma empresa que vai lucrar mais, precisa investir mais (e com sabedoria!). A primeira dica para uma estratégia de lucro no final de ano é uma preparação para os cenários. Independente do setor, o aumento de vendas no final de ano é uma sazonalidade convencional e nada especulativa. É uma repetição de todos os anos.
Por isso, o mais interessante para esses momentos é se preparar para um maior consumo e demanda.
- Isso significa contratar temporariamente profissionais autônomos para ajudar no aumento da demanda;
- Intensificar os sistemas de atendimento para evitar sobrecarga dos profissionais e dos clientes;
- Atualizar os sistemas tecnológicos da empresa;
- Desenvolver estratégias de promoções;
- Observar as tendências do mercado para elaborar novas estratégias de marketing
- E claro, por último, mas não menos importante, se planejar a cada trimestre para os ocasionais momentos de injeção na economia. Além de natal e ano novo, a economia do Brasil sente maior movimentação em períodos como dia das mães e copa do mundo.
E para os pequenos negócios?
Nem só de grandes varejos existe o lucro no final de ano. Entre muitas palavras que definem esse período sazonal, uma delas é oportunidades. O pequeno empreendedor pode observar durante o final de ano uma oportunidade para crescer e lucrar a fim de se preparar para o novo ciclo do ano que se inicia. Por isso, além de se preparar pra possíveis novidades no caixa da empresa, o pequeno empreendedor precisa entender onde vai investir para o ano seguinte.
Para cuidar da sua papelada de final de ano e de tantos documentos fiscais entrando nos seus registros, busque ajuda da sua contabilidade para finalizar o ano. E se estiver procurando por um apoio para começar 2024 com o pé direito, conheça a Imposto no Bolso.
Somos uma contabilidade digital especializada em atender o pequeno empreendedor prestador de serviços. Se quiser auxílio de profissionais capacitados com apoio do melhor da tecnologia, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo!