fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Como abrir uma clínica de psicologia

Iniciar uma carreira como profissional de psicologia pode ser um grande desafio. É muito comum que ao se profissionalizar como psicólogo os profissionais busquem alavancar a carreira abrindo sua própria clínica de psicologia. Essa área pode ser a chave para garantir independência profissional para os psicólogos devido a diversidade de especializações que podem ser trabalhadas nesse contexto. 

Para fazer esse sonho acontecer, alguns detalhes importantes devem ser levados em consideração. Esses detalhes são todas as burocracias e exigências sobre se tornar um prestador de serviços empreendedor. No artigo a seguir, vamos te ajudar a abrir sua própria clínica de psicologia e entender como regularizar seu novo negócio. 

Quem pode ter uma clínica de psicologia 

O mais importante é ser um profissional cadastrado no Conselho Regional de Psicologia da sua região. Somente o profissional de psicologia com CRP pode atuar como prestador de serviços da área, inclusive serviços clínicos. Por se tratar de uma área da saúde, a relevância de ter experiência e conhecimento necessário é muito grande. 

Contudo, o psicólogo pode decidir atuar como pessoa física (CPF) ou como pessoa jurídica (CNPJ). Não existem impedimentos para ser psicólogo autônomo, nem para ter o próprio negócio, entretanto, existe um dilema comum em qual das opções é a melhor para o profissional. Quando falamos sobre a abertura de uma clínica, é obrigatório que o psicólogo tenha um CNPJ pois só é possível atuar como empresa nesse contexto.

Você deve estar se perguntando… 

Quais vantagens existem em ter um CNPJ?

É possível listar uma gama de benefícios quando se trata da atuação como empresa para prestadores de serviços. Além de possibilitar a abertura do próprio negócio, atuar como pessoa jurídica envolve: 

Economia tributária;

Emissão de notas fiscais;

Possibilidade de crescer e ser reconhecido no mercado; 

Contratar funcionários;

E muitos outros. 

Para atuar como autônomo, por sua vez, é necessário emitir recibos por cada serviço prestado e cumprir algumas exigências. É válido ressaltar que cada serviço vai ser contabilizado diretamente no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), por isso as alíquotas ao final do ano podem chegar até 27,5%. Em uma atuação como CNPJ, os impostos seriam pagos de acordo com faturamento e regime tributário escolhido com um bom planejamento tributário. 

Como abrir uma clínica de psicologia 

O processo inicial é o mais importante. A fase de preparação do negócio engloba tanto o estratégico quanto o burocrático e alinhar bem esses detalhes pode ser o determinante do sucesso da empresa. Na prática, para abrir uma clínica de psicologia você deve: 

Planejar

O seu melhor amigo durante o nascimento de uma empresa vai ser o Plano de Negócios, que é o conteúdo de toda a empresa, desde detalhes iniciais até estratégias a longo prazo dependendo do desenvolvimento da empresa. Alinhe o detalhamento do negócio a esse documento pois ele opera como ferramenta para alcançar os objetivos a curto e longo prazo, além de trazer o senso de organização da nova empresa. 

Recursos

Reúna todos os recursos necessários para fazer uma clínica operar: desde equipamentos até os funcionários que vão compor o grupo empresarial. Uma clínica de psicologia precisa, além de todos os sistemas para uma empresa comum (máquinas, mesas e materiais de escritório), salas confortáveis para receber os pacientes e uma boa acústica. Além disso, documentos e sistemas específicos para acompanhamento dos pacientes.

Burocracia

Toda papelada que envolve uma abertura de empresa precisa ser previamente organizada. Vale a pena deixar a clínica organizada já no começo. Consulte o CRP da sua região e a Junta Comercial para entender quais licenças são obrigatórias para abertura de clínicas. Além disso, o psicólogo não pode atuar como MEI, isso implica que seja no processo de abertura ou para fazer o acompanhamento das suas obrigações, vai ser necessário contratar uma contabilidade. 

Escolha bons parceiros para sua clínica de psicologia

O serviço de contabilidade é mais do que uma obrigatoriedade burocrática para os profissionais de psicologia. Escolhendo um bom serviço com ótimo custo-benefício, você pode incluir na contabilidade consultoria especializada no seu ramo, emissão de notas fiscais e claro, a abertura do seu CNPJ sem complicações. 

A Imposto no Bolso além de oferecer todos esses serviços é a contabilidade digital ideal para prestadores de serviço. Se quer abrir seu CNPJ ou regularizar seu negócio entre em contato com um dos nossos especialistas e inicie sua jornada empreendedora agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!