A trajetória de um negócio nem sempre pode estar dentro das conformidades legais. Empreender é um trabalho difícil e exige muito cuidado para evitar irregularidades. Por isso, em algum momento o seu negócio pode deixar de atender às exigências do Fisco e se tornar irregular. Um CNPJ irregular pode prejudicar o negócio de diversas formas. Mas não se preocupe, se esse for o caso da sua empresa, preparamos um conteúdo completo sobre como regularizar seu CNPJ de maneira rápida e prática.
O que leva um CNPJ a ficar irregular
Existem diversas situações cadastrais de um CNPJ. Entre elas temos:
- Ativa;
- suspensa;
- baixada;
- nula;
- inapta.
Estar INAPTO na situação cadastral significa que a empresa está irregular, ou seja, quando a empresa deixou de cumprir suas obrigações por mais de dois anos consecutivos. Essas obrigações podem incluir declarações ou demonstrativos que deixaram de ser apresentados ao Fisco por alguma razão.
O ideal é que a situação do CNPJ esteja ATIVA, que é quando não existe nenhuma restrição nas atividades econômicas da empresa. Para qualquer tipo de CNPJ, inclusive MEI, é possível regularizar o negócio em caso de inaptidão. Para isso, o responsável deve buscar ajuda da contabilidade e seguir os passos para iniciar o processo.
Sem regularizar o CNPJ, a empresa passa a ter alguns direitos restringidos, inclusive a possibilidade de emitir notas fiscais.
O primeiro passo para iniciar a regularização é entender os motivos que levaram o CNPJ a ficar inapto. Para isso é necessário:
- Acessar o portal eCAC
- Consultar as pendências da situação empresarial
- Gerar o relatório
Após essa etapa, busque entregar os atrasos à Receita Federal. Lembrando que, em qualquer atraso existe a possibilidade de multa por inadimplência.
Como regularizar o CNPJ
Como mencionamos acima, entre os motivos está a falta de entrega das declarações e documentos obrigatórios da empresa. O resultado disso são as restrições do CNPJ em exercer suas atividades tranquilamente.
Para corrigir esse status, após entender quais os motivos que levaram a desregularização, busque uma contabilidade especializada para elaborar os documentos pendentes. Após a entrega das obrigações a situação cadastral do CNPJ pode ser atualizada automaticamente geralmente em 24hrs.
Conclusão
Regularizar uma empresa não precisa ser uma dor de cabeça a mais. Para seguir com um negócio, se manter em dia com a Receita Federal é imprescindível. Agora no final do ano fiscal é o momento ideal para seguir com o desenvolvimento da empresa sem restrições das atividades.
O ano que vem pode começar com sua empresa operando em dia com o Fisco. Para regularizar o CNPJ sem precisar sair de casa e com uma contabilidade que entende do assunto, fale com um dos nossos especialistas e dê continuidade a sua jornada empreendedora!