fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

4 demandas contábeis na rotina de um empreendedor

Conheça as principais demandas contábeis da rotina da sua empresa.

Se você já passou pela etapa de abertura de uma empresa sabe mais do que qualquer um que, por mais que queira, não dá para fugir da burocracia. Mas e  depois? Essas burocracias ainda estão presentes na rotina do empreendedor? 

A resposta é sim. Um dos grandes desafios da trajetória empresarial é justamente ter que lidar com uma imensidade de burocracias ao longo do caminho. Entre essas burocracias, temos a sua contabilidade. 

A importância da contabilidade na rotina empresarial 

Do início até o evitável fim de uma empresa, quem cuida de todos os detalhes de regularidade do negócio é a contabilidade. O contador nesses casos é responsável pela abertura da empresa, entrega das obrigações, planejamento tributário e outros serviços. 

O trabalho do contador tem como principal objetivo permitir um desenvolvimento saudável daquela empresa. Dessa forma, além de manter a empresa dentro das conformidades legais, o contador ajuda a construir bases sólidas ao longo da trajetória empresarial.

Contudo, o empreendedor possui uma responsabilidade com a contabilidade da sua empresa. Mesmo em serviços com o máximo de atendimento, a entrega da contabilidade do negócio é uma via de mão dupla. O contador e empresário devem caminhar juntos para o desenvolvimento do negócio, e esse trabalho é feito das duas partes. 

O trabalho do contador você conhece, mas qual o trabalho do empreendedor na rotina contábil? Acompanhe a seguir 4 responsabilidades contábeis na rotina da empresa. 

1- Apuração fiscal das obrigações

Uma das máximas preocupações de uma empresa deve ser conferir se ela está regular. Isso significa conferir se existem pendências com as obrigações fiscais. Entre essas regularidades é importante conferir se existem impostos a pagar, resolver pendências da folha de pagamento dos funcionários e conferir pendências nas entregas das declarações obrigatórias. 

Para consultar as pendências é simples, o empreendedor pode entrar no site da Receita Federal, e emitir uma “Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União”. A certidão vai identificar quais são as pendências da empresa. 

2 – Gestão de finanças

Outra obrigação contábil da empresa é fazer o gerenciamento das finanças. Essa gestão é extremamente importante para manter a empresa funcionando sem impedimentos. Acima de tudo, essa etapa exige atenção a três pilares do gerenciamento financeiro: gestão de caixa, gestão do capital de giro e administração da conta bancária.

Esses três pilares se conectam. A gestão do caixa ajude no controle do capital de giro necessário para manter a empresa em funcionamento, e o local ideal para gerenciar as finanças é uma conta bancária de Pessoa Jurídica. 

3 – Emissão de nota fiscal 

É possível que o empreendedor encontre um serviço contábil que faça a emissão de Notas Fiscais, mas nem todos os serviços incluem essa funcionalidade. Isso porque a responsabilidade da emissão da NF-e é do empreendedor. Para todo serviço prestado ou venda de produto o empreendedor deve fazer a emissão da Nota Fiscal. Dessa forma, além de manter um controle do faturamento e atividade empresarial, o negócio garante sua regularidade fiscal. 

A emissão da NF-e é um dos detalhes mais importantes para manter sua empresa regular. Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse aqui. 

4 – Acompanhamento da regularidade do CNPJ

Abriu a empresa e agora? Tá tudo certo, já pode seguir com suas atividades. Mas calma, que não é só isso. 

A apuração da regularidade fiscal e contábil da sua empresa ainda precisa ser fiscalizada. Por mais que seu serviço de contabilidade seja completo, para não cair em armadilhas o empreendedor precisa estar atento a quais entregas têm sido feitas e se estão sendo satisfatórias. 

Para isso, é muito importante que a escolha da sua contabilidade seja feita com cuidado. Sua contabilidade precisa ser eficiente, técnica e, acima de tudo, suportiva. 

A contabilidade digital da Imposto no Bolsa combina atendimento humanizado com ferramentas da tecnologia que ajudam a desenvolver o seu negócio de forma saudável. O melhor, é que abrimos o seu CNPJ grátis. Quer saber mais sobre os serviços? Fale com um especialista agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!