fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

As tendências do mercado empreendedor em 2022

As tendências do mercado empreendedor em 2022

Sabemos que aqueles que inovaram em 2020 e em 2021 arriscaram ao máximo para não perder muito de um período que já tirava tanto das pessoas.  Algumas pequenas mudanças durante esse período resultaram em uma nova forma de ser um empreendedor e trouxeram benefícios a serem aproveitados a curto e longo prazo na sociedade. Várias dessas novidades podem ser inseridas na sua empresa. É por isso que nesse texto vamos juntos entender como essas pequenas mudanças se tornaram tendências para o ano de 2022 no empreendedorismo, e como essas mudanças podem ser vantajosas para sua empresa. Para isso, o primeiro passo é entender:

O que se pode esperar em 2022 para os negócios em geral?

Antecipadamente, se vamos conhecer o modelo atual é necessário analisar o mercado antes da pandemia e depois da pandemia. Antes, as empresas tinham um sistema operacional em sua maioria totalmente presencial, onde o trabalho comercial era produzido e entregue para os clientes ali mesmo em um contato direto com a empresa ou o serviço. Porém, em pouco tempo vieram as surpresas do isolamento social e o lockdown. Por causa disso as empresas foram forçadas a se adaptar a um novo formato. Isso significava implementar um sistema de entregas, adaptar as vendas de forma online e se atentar a todo e qualquer protocolo de segurança. 

Atualmente, após quase dois anos de pandemia, as tendências do novo ano tem características tanto do período antes da pandemia quanto depois do impacto, onde a Covid-19 e o empreendedor já se adaptaram o suficiente para trazer sistemas que nunca precisariam ser implementados  se essa não fosse a única alternativa.

Então com o tempo a população se acostumou com a praticidade do delivery, das plataformas de venda online ou até mesmo o home office. Agora, com o sistema de vacinação completo para boa parte da população  é possível retornar a forma antiga de empreender. Entretanto, podemos usar as vantagens da adaptação desse período para impulsionar ainda mais o mercado empreendedor, mas como?

A resposta é simples, utilizando as melhores alternativas para aprimorar a forma de empreender de acordo com a atualidade. As principais delas são

A intensificação do relacionamento empresa e cliente

Assim que o contato da empresa com o cliente migrou para o formato digital, o diferencial na hora de se relacionar com o público foi o investimento que a empresa fez na hora de edificar a ponte entre o negócio e o cliente. Desde o primeiro contato até a pós-venda, um atendimento humanizado e contato direto com esse cliente fez toda a diferença. Nesse sentido, proporcionar um atendimento com a comunicação exclusiva e com foco no público, atende as necessidades da sociedade na hora de se relacionar com a empresa. Não existe insegurança em edificar essa ponte com a empresa de forma digital quando as limitações de comunicação e atendimento são superadas.

A flexibilidade do local de trabalho

Por mais que a ideia de ter trabalho remoto não seja nova, só agora a maioria das empresas inseriu essa ferramenta na vida dos brasileiros. As reuniões, a comunicação através das redes sociais ou qualquer outra tarefa que só necessite de conexão com a internet, podem ser realizadas em qualquer lugar do mundo. Ou seja, o trabalho híbrido auxilia a melhorar o desempenho da empresa e dos funcionários por diversos motivos e pode ser inserido de maneira saudável a uma equipe sempre que possível. 

A priorização da saúde mental

Se existe uma palavra que pode definir os últimos dois anos, essa palavra é incerto. O cenário epidemiológico do Brasil esteve em constante mudança — nem sempre para melhor — e a variação do mercado e da economia eram apenas algumas das preocupações dos empreendedores.  Ansiedade, insônia e burnout são alguns dos resultados dessa preocupação constante. Por outro lado, olhar mais acolhedor e inclusivo tem sido direcionado às questões de saúde mental dentro das empresas e os resultados disso podem ser extremamente positivos não somente para a equipe, quanto para a resposta da empresa com o público.

Investimento na criação de conteúdo e participação nas redes sociais:

De 2019 pra cá, o uso das redes sociais como plataforma de compra e venda aumentou consideravelmente. Sendo assim, aproveitando esse impulso e inovando em razão das limitações, diversas empresas decidiram investir na criação de conteúdo e no marketing. Isso além de convidar o público a saber mais sobre uma empresa, abre a possibilidade de participação direta do cliente em todas as plataformas digitais. Porém, é preciso entender que a participação do cliente no que se diz a respeito de interação com conteúdo não tem nenhuma relação com uma manipulação para impulsionar vendas. Isso porque um conteúdo bem produzido, feito com a intenção de apresentar seu produto e o valor dele para o cliente, impulsiona suas vendas naturalmente. Entenda que se o seu produto ou serviço pode oferecer benefícios ao público, é uma ótima ideia usar a criação de conteúdo a seu favor para que as pessoas conheçam seu negócio. Sendo assim, os avanços a partir disso serão consequência de tudo o que sua empresa representa.

Investir no empreendedorismo digital:

Adaptar o negócio para o online e digital foi uma medida emergencial que trouxe inúmeros benefícios. Hoje em dia, todas as etapas de um negócio com o cliente e o público podem ser feitas digitalmente. Além disso, ao experimentar essa praticidade que o mercado digital trouxe, esse público espera que toda essa praticidade se estenda a qualquer produto ou serviço que se busca. É por isso que, por mais que seja importante manter um contato direto com o cliente além do digital e da tecnologia, o uso correto do empreendedorismo digital pode ser um grande aliado. 

Por fim, esses são alguns modelos do que se espera para esse novo ano para o mercado empreendedor. É compreensível que depois de muitas dificuldades, arriscar com essas mudanças — que podem ser radicais para alguns negócios — gere inseguranças para você empreendedor. Mas, para ser o suporte que você precisa agora, a Imposto no Bolso se preparou para te ajudar com as novas mudanças. Nosso diferencial é o atendimento humanizado e a preocupação em ser sua parceira da abertura da sua empresa até o momento de se adaptar às atualizações do mercado. Entre em contato com nossos especialistas, conheça nossos serviços e nos permita hoje fazer parte da sua empresa!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!