fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Fisioterapeuta autônomo X Fisioterapeuta PJ: Qual a melhor opção?

Sabemos a dificuldade em lidar com as burocracias quando se trata de prestadores de serviço autônomos. A complexidade dos tributos no Brasil fazem com que fique mais difícil iniciar uma carreira no mercado, inclusive para profissionais da fisioterapia. É por causa dessa complexidade que nasce a maior das dúvidas: preciso atuar como fisioterapeuta pessoa jurídica?

Além disso, qual a diferença entre fisioterapeuta Pessoa Física e Pessoa Jurídica? 

Para responder essas questões, preparamos um artigo que vai responder essas perguntas e te ajudar a iniciar uma carreira profissional como fisioterapeuta em poucos passos. 

É obrigatório ter um CNPJ para ser fisioterapeuta?

Não, o fisioterapeuta pode atuar como pessoa física sem nenhuma restrição, a única exigência é que algumas obrigações sejam cumpridas, mesmo atuando como autônomo. Para prestar serviços de fisioterapia como pessoa física, é possível emitir recibos por cada trabalho realizado. Como obrigação, é necessário fazer o pagamento do carnê-leão mensalmente, que é a guia de pagamento para serviços fora do vínculo empregatício.

A desvantagem desse sistema é que todos os recibos vão ser contabilizados no pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física, e a alíquota pode chegar até 27,5%.

Quais as diferenças para fisioterapeuta PJ?

A primeira e mais visível diferença em atuar como PJ é que só com um CNPJ o profissional pode atuar como empresa ou ingressar na carreira empreendedora.  Além disso, dependendo dos casos, a economia em atuar com CNPJ é maior considerando que para os fisioterapeutas pessoa jurídica um planejamento tributário bem feito diminui os impostos consideravelmente, já que o profissional só paga impostos de acordo com o regime tributário escolhido. Isso traz uma maior economia e abre mais portas para o profissional se desenvolver no ramo empreendedor.

E se você pensa em abrir sua empresa e precisa de profissionais qualificados para te ajudar neste processo, não perca tempo! Estamos aqui para ajudar. Clique no botão e fale com um de nossos especialistas:

Vantagens em atuar com fisioterapeuta Pessoa Jurídica

Para evitar gastos com tributos, muitas vezes o profissional prefere atuar como pessoa física graças a praticidade e simplicidade de direitos e deveres. Entretanto, pensar estrategicamente sobre ter um CNPJ pode ser vantajoso. 

Só com o CNPJ, o fisioterapeuta pode:

Emitir notas fiscais;

Contratar funcionários; 

Prestar serviço para outras empresas; 

Abrir sua própria clínica de fisioterapia;

Entre outras vantagens.

Fisioterapeuta pode ser MEI?

Já que estamos falando de economia, a dúvida que não quer calar é: Fisioterapeuta pode ser MEI? E a resposta é que não, infelizmente o fisioterapeuta não pode ser MEI pois não está incluso na lista de atividade permitidas para optar pelo Microempreendedor Individual. Mas, isso não impede que exista economia tendo seu CNPJ como fisioterapeuta. A seguir, nós vamos te dar três dicas importantes para ter um CNPJ de fisioterapeuta e se tornar um prestador de serviço pessoa jurídica.

1. Para prestar serviços de fisioterapia, o mais importante é ter uma especialização na área. Isso significa que você deve ter um registro no Conselho Regional de Fisioterapia, o CREFITO

2. O segundo passo é identificar o tipo de prestador de serviço que você vai ser: seu faturamento, tipo societário e o mais importante de tudo, os CNAES dos seus serviços. Isso vai ajudar a identificar qual regime tributário você vai escolher: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Importante: CNAE é o código das atividades exercidas na empresa. O CNAE de fisioterapia é 8650-0/04.

3. O terceiro passo é escolher uma boa contabilidade que vai te ajudar com esse processo. Parte da contabilidade o conhecimento estratégico para essa economia nos seus impostos e muitos outros serviços relevantes para quem é prestador de serviço assim como você. 

Além disso, é importante lembrar que para o fisioterapeuta é obrigatória a contratação de um serviço contábil, mas isso não significa que ele não pode ter o melhor custo-benefício para seu negócio.

Abrir um CNPJ pode ser uma tarefa terceirizada por especialistas que entendem desse assunto. Aqui na Imposto no Bolso te ajudamos a iniciar sua jornada empreendedora com a garantia de um serviço humanizado e personalizado para você. Entre em contato com nosso time e dê o primeiro passo para seu sucesso agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!