fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

IRPF: Como evitar cair na malha fina

O prazo de declaração de IRPF 2023 já começou e uma dúvida comum durante o preenchimento do documento é: como evitar cair na malha fina? Em resumo, a resposta para essa pergunta pode estar nas mais diversas ações que são tomadas até mesmo antes da etapa de preenchimento da declaração. Contudo, para saber com precisão como fazer uma declaração de IR bem feita e sem erros você pode seguir algumas dicas, e são elas que vamos apresentar a seguir. Acompanhe!

Imposto de Renda 2023

Todo ano, a Receita Federal convoca boa parte dos brasileiros para apresentar a documentação oficial de rendimentos do ano anterior, a fim de manter o controle dos bens e renda da população. Esse documento é o Imposto de Renda Pessoa Física.  Por isso, em determinado período do ano esses contribuintes devem preencher a declaração da forma mais minuciosa possível e assim evitar erros ou sanções da Receita Federal. 

Esse ano, a declaração de Imposto de Renda vai de 15 de março a 31 de maio e aqui no nosso blog já tem dicas de como fazer sua declaração sem se perder no processo. 

Inconsistências na declaração

De antemão, adiantamos que a declaração de Imposto de Renda é complexa e contém muitos detalhes para o preenchimento. Por isso, após o envio, a Receita pode identificar algumas inconsistências nas informações apresentadas. Seja por erro de digitação ou pelo esquecimento de qualquer informação, essas inconsistências caem na malha da Receita, e por isso chamamos este acontecimento de “malha fina”. 

Como evitar cair na malha fina 

Contudo, com alguns cuidados é possível evitar que existam falhas na sua declaração e dessa forma impede que você caia na malha fina. Entre as alternativas podemos citar: 

1 – Planejamento

Sabemos que boa parte dos nossos problemas são resolvidos com planejamento e com as suas obrigações isso não seria diferente. Para evitar erros e possíveis falhas no preenchimento, planejar a elaboração do IR todos os anos pode poupar muita dor de cabeça. Separe todos os comprovantes e documentação necessária com antecedência e faça uma análise minuciosa dos dados que estão sendo preenchidos. Dessa forma, você evita erros e dores de cabeça com a complexidade da declaração, além de entregar dentro do prazo estipulado pela Receita Federal. 

2 – Estudo 

É de suma importância que o contribuinte fique atento com as possíveis mudanças na entrega da declaração, principalmente anos onde existem alterações no modelo de políticas fiscais no país. Para o IR de 2023 não seria diferente. Algumas mudanças na declaração do Imposto de Renda afetam diretamente a forma como o documento é preenchido e quais itens deixam de ser tributáveis, ou passam a sofrer tributação. Isso impede que a falta de conhecimento de como fazer a declaração seja um problema, seja para aqueles que estão declarando pela primeira vez, ou os contribuintes mais experientes.

Fique atento às mudanças do IR em 2023. Acesse aqui.

3 – Se complicar, busque um especialista

Mesmo que a prática do preenchimento do IR seja uma responsabilidade do contribuinte, a Receita Federal não proíbe a terceirização desse serviço. As vantagens deste modelo incluem a segurança do processo de preenchimento, a precisão na declaração, a praticidade em não lidar com as burocracias do processo e a garantia de uma entrega dentro do prazo.

Dicas para evitar erros na declaração de IR

  • Separe a documentação corretamente;
  • Evite pontos (.) ao separar casas decimais; 
  • Não esqueça a documentação dos dependentes;
  • Não esqueça de declarar gastos com saúde e educação de qualquer origem;
  • Investimentos também são tributáveis;
  • Utilize a declaração pré-preenchida. 

Contudo, se nenhuma dessas alternativas não for efetiva para te salvar das inconsistências, não se preocupe. É possível corrigir a declaração tranquilamente. Se preocupe em manter a declaração regular ou que a Receita Federal suspeite que o erro foi feito propositalmente. 

Para evitar essas complicações, converse com um especialista de contabilidade para realizar as correções. Uma contabilidade digital que entende da legislação e burocracia desse processo é o ideal nesses casos. Se quiser conhecer esses serviços, acesse o site da Imposto no Bolso ou converse com um contador parceiro agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!