fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

3 parcerias essenciais para abertura de um negócio de sucesso 

Já está na hora de deixar de lado a ideia de que as empresas nascem sozinhas e com o esforço de uma única pessoa. A mensagem romantizada de que as bases da empresa foram sustentadas por um único protagonista é, além de irreal, uma idealização. Além dos nossos parceiros comerciais, existem alguns colaboradores para o sucesso da empresa que são primordiais no momento da abertura. São essas as parcerias essenciais para garantir que, logo no início, a empresa comece com o pé direito no mundo dos negócios. 

Encontrar esses parceiros é um achado valioso no empreendedorismo, porque mesmo com as mudanças ao longo do tempo, encontrar uma equipe que te ajuda a alcançar os objetivos a curto e longo prazo pode mudar a forma como a empresa se desenvolve em sua trajetória. 

Mas afinal, quem são esses parceiros e onde encontrá-los? A seguir a Imposto no Bolso separou três dicas de parceiros para sair em busca ao planejar um negócio.

Veja também: Como planejar a abertura de uma empresa. 

A importância dos parceiros nos negócios 

Em suma, é muito comum que ao longo do desenvolvimento de uma empresa parcerias sejam feitas. Isso pode acontecer entre parceiros comerciais, mas também entre os seus colaboradores, sócios, serviços terceirizados e até os apoiadores da sua empresa, como a sua família e os seus amigos. 

Por isso, é muito importante desmistificar a ideia de que as parcerias são acordos totalmente burocráticos. Os parceiros de uma empresa são, resumidamente, todo e qualquer apoiador que investe algum recurso em prol do alcance do objetivos dessa empresa. Em troca, esses parceiros recebem algum ou o mesmo engajamento na parceria. 

Os parceiros de um negócio podem promover: 

  • Otimização de processos; 
  • economia; 
  • otimização de tempo; 
  • apoio financeiro; 
  • apoio tecnológico
  • desburacritização de processos. 

Quem são os parceiros ideais para a abertura?

Na abertura de uma empresa especificamente, as parcerias significam auxílio para lidar com demandas específicas que a empresa ainda não tem potência para administrar sozinha. Elas servem como uma luz para que o empreendedor não se sinta sozinho ao lidar com conceitos e processos que ainda não conhecem. 

Os três parceiros iniciais para uma empresa são: 

1 – Os (possíveis) sócios 

Os sócios podem ser os investidores iniciais para o início da sua empresa quando não se têm os recursos financeiros suficientes para as etapas iniciais. Além disso, para o desenvolvimento da empresa a longo prazo, essa é uma ótima opção para buscar apoio e estratégias com uma maior parcipação ativa na empresa. Após avaliar se existe a necessidade de estabelecer a sociedade, está na hora de partir em busca dos candidatos. 

2 – O Estado 

Outro fator e parceria  muito importante para o negócio com certeza é o governo. Ter uma parceria com o Estado inicialmente significa abrir um CNPJ e adquirir o responsabilodade em ser transparente com o governo. Em troca, a empresa garante direitos e benefícios específicos para exercer sua atuação. 

Leia também: CNPJ: O que é e para que serve?

3 – A contabilidade

Por fim, os parceiros mais importantes na busca por uma abertura correta e eficiente é a contabilidade. Esse serviço pode garantir que já na etapa inicial sua empresa esteja regular e obtenha economia, segurança e praticidade na hora de resolver todas as burocracias de abertura do CNPJ. Além disso, a contabilidade é um ótimo exemplo de bons parceiros para se manter a longo prazo. 

E como encontrar os parceiros ideais para abrir uma empresa?

Por fim, não é novidade para nenhum de nós que abertura de empresa exige, além de muito planejamento, estudo profundo das variáveis do negócio. Entre essas variações, claro, o seu modelo empresarial. Por isso, entre todos os estudos que envolvem o planejamento de abertura, inclua a busca por seus parceiros. Essa etapa permite que você acerte em cheio já nas primeiras escolhas da sua trajetória empresarial. 

Busque entender: 

  • Quem são os possíveis candidatos; 
  • com quem eles trabalham; 
  • qual sua experiência no setor de atuação; 
  • quais os benefícios dessa parceria para as duas partes; 
  • por quanto tempo essa parceria irá se manter;
  • e quanto em valor e preço essa parceria irá custar. 

A contabilidade digital como parceira

Se quiser começar de algum lugar, a Imposto no Bolso pode ser uma candidata de parceria parar entrar no radar da contabilidade. Se quiser conhecer nossos serviços clique aqui e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!