fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Valor e Preço: qual a diferença 

Valor e preço são coisas muito diferentes e nem sempre se relacionam com dinheiro! Saiba de uma vez por todas o que significam esses conceitos. 

Valor, preço e custo-benefício

O mercado empreendedor busca incansavelmente alternativas que tragam um diferencial para os consumidores, visto que existe uma gama de opções disponíveis por aí. Entre as considerações do consumidor antes de escolher o produto ou serviço ideal está o quanto custa esse produto.

Mas você sabia que este “custo” não é apenas monetário? Dentro dessa lógica, existem três conceitos que podem ser considerados o custo de um produto ou serviço: valor, preço, e custo-benefício. A seguir, nós vamos entender como preço, valor e custo-benefício precisam estar alinhados para garantir uma compra de sucesso. Acompanhe!

Valor, preço e custo-benefício

Você sabia que em média, 9 em 10 dos consumidores só decidem finalizar uma compra após uma pesquisa intensa de custo-benefício? 

Basicamente, custo-benefício é o equilíbrio entre a utilidade de determinado produto e o seu preço. Nesses casos, mesmo um preço baixo ou alto de compra precisa estar alinhado com os benefícios do produto. 

Em contrapartida, o preço de um produto é simplesmente o quantitativo pago em reais por aquele serviço/produto final. O valor por outro lado, pode envolver além do preço outros fatores que valorizam a entrega final para o consumidor. 

A importância da valorização 

Pode não parecer, mas todo cuidado de valor para a entrega final do produto ao consumidor pode influenciar para que a) a venda seja bem sucedida; b) o cliente retorne para uma recompra; c) o cliente indique sua empresa e d) a marca tenha reconhecimento no mercado. 

Agregar valor a empresa significa aumentar o custo-benefício da marca no mercado através de estratégias que vão além do óbvio. Atualmente, o consumidor analisa muito mais do que apenas o preço. Algumas estratégias de valor incluem: 

  • Atendimento humanizado 
  • boa experiência do usuário 
  • pós-venda 
  • atenção nos detalhes: brindes e promoções
  • qualidade de entrega

Como agregar valor a sua empresa 

Por fim, agora que você sabe sobre a diferença de preço, valor e custo-benefício, está na hora de entender como utilizar estratégias de valor à sua marca. 

1 – Soluções 

Primeiramente, é necessário entender qual seu público e a dor dos seus clientes. Dessa forma, é possível solucionar a dor através de uma atenção aos detalhes. Entenda o grande problema que atinge seu público e utilize seus serviços para solucionar esse problema. 

2 – Presença

Seja uma marca presente para os clientes. Graças à presença da marca, o cliente identifica uma atenção a mais na entrega dos seus serviços. Essa presença pode ser através das redes sociais e das plataformas de busca, uma ótima estratégia para gerar reconhecimento. 

3 – Qualidade 

Por fim, invista na qualidade da sua entrega. Qualidade de produto pode superar as expectativas dos clientes e é um grande fator de desempate quando for feita a comparação com seus concorrentes. 

Além disso, busque gerar: 

  • diferencial;
  • entrega de conteúdo;
  • engajamento; 
  • personalização; 
  • inovação. 

Conclusão 

Por fim, se você está iniciando seu negócio ou quer saber como agregar valor ao seu produto e serviço, comece direcionando sua empresa para trabalhar em prol do seu cliente. Em suma, nenhum negócio prospera sem proporcionar um cuidado acima da média para o público que atende. 

Para isso, invista em valores além do óbvio, tenha um perfil resolutivo e na dúvida, busque ajuda especializada de quem entende do assunto

A contabilidade digital da Imposto no Bolso abre seu CNPJ grátis e conta com os melhores profissionais para cuidar do desenvolvimento do seu negócio do começo ao fim. Não perca tempo! Agregue valor com uma parceria de sucesso. Clique aqui e fale com um especialista agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!