fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Como montar um Planejamento Tributário para 2024?

Ano a ano, mês a mês, empresas lidam com a complexidade tributária dos seus negócios com as ferramentas disponíveis para que lidar com a burocracia dos impostos não seja tão prejudicial para seus resultados. Entre essas ferramentas, é comum que o empresário encontre uma luz no Planejamento Tributário. Em suma, esse planejamento se trata de um estudo estratégico pra diminuir consideravelmente a densidade dessas burocracias. Além disso, em alguns casos, o Planejamento Tributário inclui estratégia pra redução de impostos. Tudo isso, de forma personalizada e dentro da lei.

Interessante, não é? Bom, e como o Blog da Imposto no Bolso quer ajudar, vamos te dar o caminho pra realizar o seu planejamento tributário em 2024 de forma eficiente. Acompanhe a seguir!

Planejamento e organização

Resumidamente, um planejamento estratégico faz parte da rotina do empreendedor o tempo todo. Diariamente, empreendedores tomam decisões, grandes ou pequenas, que precisam ser planejadas para manter a empresa organizada e segura. Contudo, no caso do planejamento tributário, essas decisões precisam ser minimamente estudadas para alcançar os seus objetivos.

E como já dizia o matemático grego Pitágoras: “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”. Nesses casos, para o plano ser eficiente, ele precisa ser organizado do começo ao fim. E é aí que entramos em uma etapa fundamental do planejamento tributário: o passo a passo.

Montando seu planejamento tributário em 3 passos

1 – Coleta de dados

Reúna todas as informações financeiras, tributárias, contábeis e fiscais da sua empresa. Nesse caso, você pode utilizar demonstrativos ou documentações prévias de lucro, faturamento, despesas, estoque, lucro, quadro societário e muitos outros. Reúna todo tipo de registro que possa tornar evidente o atual patamar do negócio. Em suma, essa coleta serve para entender o momento da empresa e quais as áreas em déficit.

2 – Analise sua estrutura  empresarial 

Em suma, essa etapa significa entender se o formato, enquadramento, porte empresarial e regime tributário são os mais adequados para seu negócio. Para isso, simule e compare seus resultados com outras estruturas legais, como por exemplo, quanto de impostos pagaria em um outro regime tributário ou porte empresarial. Os resultados podem ajudar a identificar pontos de transformação. 

3 – Busque apoio 

Por mais que você como empresário tenha plena noção dos parâmetros da sua empresa, somente com ajuda especializada é possível observar os pontos de melhoria do plano. Além disso, um especialista no assunto é parte fundamental do plano para entender quais os pontos estratégicos de redução de imposto. Por exemplo, aproveitar os créditos tributários, planejar as operações, revisar as alíquotas etc. 

Por fim, claro, esses são os passos básicos para fazer um planejamento tributário, mas é importante contar com o auxílio de um profissional contábil para realizar essa tarefa com segurança e eficiência.

A contabilidade no planejamento tributário 

Em suma, o contador acompanha a estrutura e análise do planejamento tributário do começo ao fim. Esse trabalho consultivo é uma das grandes vantagens do serviço de contabilidade digital, que combina a praticidade da tecnologia com o papel do contador assessor na hora de elaborar estudos como esse, que acabamos de conhecer. 

E falando em conhecer, que tal elaborar seu planejamento tributário agora? A contabilidade digital da Imposto no Bolso faz o seu planejamento através de estudo profundo em busca do seu lucro. Clique aqui e fale com nossos especialistas agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!