fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Conheça o mercado de prestação de serviços

Comércio ou prestação de serviços? Entenda de uma vez por todas. 

Escolher o nome, pensar nas estratégias, escolher os sócios, o local e as atividades. Tudo isso constitui as etapas importantes para abertura de um negócio. Pode não parecer, mas você sabia que muitos empreendedores fazem a abertura de seus CNPJs sem entender qual o modelo de empreendimento que possuem?

Para não cair nessa furada e garantir que todas as etapas da sua abertura sejam 100% resolvidas antes de ter o CNPJ em mãos, um detalhe é extremamente importante:

A sua sua empresa é um comércio ou serviço?

É muito comum que em algum momento na hora de preencher as informações do negócio você se depare com o tipo de atividade que vai ser desenvolvida. Dentro dessa lógica, é necessário escolher entre uma dessas opções. Mas você sabe o que é um comércio e o que é um serviço? Mais que isso, sabe qual a importância dessa diferença no desenvolvimento saudável da sua empresa? Se não, acompanhe o artigo até o final e entenda tudo sobre a prestação de serviços e o comércio. 

O comércio 

Basicamente, o setor de comércio é o mais engajado atualmente nos modelos de negócio disponíveis no Brasil. Por ser extremamente comum, esse modelo de empresa pode ser visto muitas vezes como o único disponível, quando na verdade não é bem assim. O comércio é uma das opções de empresa para aqueles que fazem a venda de produtos independente da sua quantidade ou origem de fabricação. São exemplos de comércio:

  • lojas;
  • mercados;
  • e-commerces;
  • atacados;
  • varejos.

O mercado de prestação de serviços

Por outro lado, o setor de serviços oferece algo diferente do comércio. Os serviços geralmente podem ser vistos como experiências e/ou atendimentos personalizados de acordo com determinada categoria. Por exemplo, alguns prestadores de serviço podem ser massagistas, fisioterapeutas, arquitetos ou contadores. Outros exemplos de serviços incluem:

  • advogados;
  • maquiadores; 
  • jornalistas;
  • corretores de imóveis.

E muitos outros.

O setor de serviços na economia brasileira 

Em uma análise mais ampla, é possível afirmar que o setor de serviços é o mais relevante no cenário econômico do Brasil. Mesmo com a grande quantidade de comércios distribuídos por todo país, ainda são os serviços que possuem mais impacto na macroeconomia brasileira como um todo, com reconhecimento nacional e internacional de relevância. Além disso, esse impacto econômico dos serviços é consequência de um setor em constante crescimento. Apenas em 2022 o setor teve um crescimento de 8,3% de acordo com a ultima análise e a prospecção é que ainda em 2023 o setor se desenvolva ainda mais. 

Tributação para prestadores de serviço

Contudo, existem outras diferenças entre o comércio e a prestação de serviços, a começar pelo modelo de tributação. Empresas de prestação de serviços contam com um modelo de nota fiscal específico, a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, onde é captado o principal imposto da categoria, o ISS (Imposto Sobre Serviço). O ISS possui uma variação de 2% a 5% de alíquota dependendo do municipio. 

Para saber mais sobre os modelos de tributação de prestadores de serviço, acesse aqui. 

Sou comércio ou serviço?

Por fim, você já deve ter percebido que para o negócio de prestação de serviços as opções são muitas. Entre todo atendimento disponível é interessante verificar onde seu tipo de negócio se encaixa para auxiliar na escolha das atividades, planejamento tributário e estratégia de vendas. 

Por isso, para verificar se a empresa é um comércio ou serviço observe o tipo de entrega final de algum produto ao consumidor, ou se é uma experiencia. Se houver produto é um comércio, se é a experiência então é serviço. Porem, para tirar essa dúvida a respeito de uma outra empresa, você pode utilizar essa mesma estratégia verificando o código de atividades da empresa. Dessa forma, é possível saber se a entrega é de um produto ou serviço. 

Parcerias de serviço 

Entretanto, se você é um empreendedor de serviços já deve saber que é impossível ter um desenvolvimento saudável do seu negócio sem o auxílio de parceiros ao longo da trajetória. A sua contabilidade é um desses parceiros. Desde a etapa de decisões iniciais até o planejamento da sua economia, é o serviço de contabilidade que garante a regularidade da empresa do início ao fim. 

A contabilidade digital da Imposto no Bolso é especialista em atendimento a prestadores de serviço. Se quiser saber mais sobre essa parceria de sucesso, acesse aqui e converse com um especialista!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!