Atualmente, uma parcela significativa dos brasileiros sonha em alcançar a independência financeira através do mercado empreendedor. Com o crescimento de micro e pequenas empresas a tendência é que esse interesse cresça cada vez mais. Porém, mesmo que exista uma alta procura em abrir um negócio, uma preocupação em comum atinge esses interessados: o dinheiro. Ou melhor, a falta dele.
Mas, para toda preocupação existe um alívio. Pensando nisso, o conteúdo a seguir foi preparado com muito interesse em ser esse alívio dos futuros empreendedores que precisam saber se é possível abrir uma empresa com poucos recursos. E a resposta é SIM! A chave de tudo está em pesquisa, organização e principalmente, estratégia.
Então quais as principais estratégias para começar um negócio do zero?
As principais delas são:
1 – Planeje
Sabemos a importância do planejamento a essa altura. Mas é bom reforçar a ideia de que são incontáveis as vantagens de se possuir um plano de negócios, inclusive financeiramente. Além de ser um norte para toda e qualquer etapa da empresa — a curto e longo prazo —, o plano abrange essa parte de planejamento financeiro que evita muita dor de cabeça na vida do empreendedor. Contudo, é válido incluir nessa etapa o planejamento tributário, que ajuda a empresa a se organizar quanto às finanças na hora de cumprir suas obrigações. Essas funções para MEI ou pequenas empresas no geral podem ser terceirizadas para um escritório de contabilidade.
2- Utilize recursos econômicos
- Seu negócio pode ser digital!
Inclusive, é uma boa estratégia ter um negócio que consiga atender ao público com o auxílio da tecnologia. O uso dos recursos da internet não só expande as possibilidades de venda e interação, como aproxima a empresa do cenário atual do Brasil e no mundo. Por exemplo, é possível observar que alguns dos negócios mais lucrativos da atualidade usam a tecnologia para impulsionar as vendas. Sejam infoprodutos, artesanato ou até mesmo prestação de serviços, qualquer etapa de contato com cliente pode ser feita integralmente com auxílio da internet.
- Qualquer lugar pode ser um potencial bom negócio, inclusive a própria casa.
Se as limitações de recursos incluem o aluguel ou compra de um local para seu negócio, ele pode ser em uma residência. Além da praticidade de estar trabalhando em um ambiente acolhedor e familiar, abrir um negócio em casa pode ser econômico por não ser necessário estender a estrutura. Os investimentos em equipamentos e sistemas básicos podem ser baixos se já estiverem a seu alcance.
- Defina todos os detalhes a respeito da sua empresa,
Estabeleça a natureza jurídica, o porte da empresa, e claro, o regime tributário. Essas definições além de obrigatórias ajudam a ter uma empresa regularizada e evitam desperdícios. O auxílio de um especialista nessa etapa também é imprescindível para entender o que são esses sistemas e qual melhor se encaixa ao perfil do negócio.
3- Seja um MEI
Para aqueles que não possuem muitos recursos — ainda —, a melhor das opções é ser um Microempreendedor Individual. O MEI surgiu com políticas para transformar serviços que antes eram considerados informais em empreendedorismo. Contudo, é preciso se atentar somente às exigências da categoria. Algumas atividades não podem ser MEI, além de possuir um limite de faturamento anual e ser a única atividade empreendedora do titular. Veja também quanto custa abrir uma empresa
4- Conheça ferramentas contábeis
A contabilidade e a gestão financeira precisam ser seus parceiros na hora empreender, esses serviços são pilares fundamentais na hora de iniciar um negócio empreendedor principalmente quando se tem poucos recursos. Use a seu favor todas as ferramentas possíveis para evitar desperdícios, administrar suas finanças e entender o que está acontecendo no seu negócio. Para isso, os demonstrativos podem ser seus aliados na hora de cuidar de todo controle financeiro e é um ponto positivo administrar esses relatórios mesmo antes de ter um grande negócio.
Uma dica é dar um destaque maior para a ferramenta de fluxo de caixa, que contabiliza as receitas e despesas de uma empresa. Esse instrumento é de extrema ajuda na hora de entender os ganhos de gastos de uma empresa para uma melhor organização das finanças.
5- Calcule as necessidades
Por mais que possa parecer muito difícil, empreender não é um desafio impossível. O baixo custo no início do negócio é até vantajoso pois evita grandes perdas. Não é necessário ter muitos recursos para investir em um projeto empreendedor, mas é necessário ter algum. Para um negócio funcionar é necessário definir o capital de giro, que é o custo do negócio antes do lucro. Esse cálculo define o quanto é necessário para manter a empresa com a exceção dos ganhos líquidos.
A seguir, algumas dicas de como economizar para conseguir abrir um negócio com pouco dinheiro.
Consulte o SEBRAE sempre que possível. O foco do Sebrae é ajudar o Micro e Pequeno Empreendedor. Essas políticas são denominadas serviços de apoio e são voltadas diretamente para aqueles que precisam formalizar suas atividades sem ter os investimentos altos.
Busque negócios em alta no mercado e qual impacto teria dependendo da região e do público alvo. Dessa forma, mesmo os pequenos investimentos feitos antes da abertura da empresa teriam um retorno rápido e lucrativo
Importante ressaltar o diferencial que é possuir uma equipe especializada na hora de cuidar dessa etapa de abertura. Além de tirar todas as dúvidas a respeito das tarifas obrigatórias, toda burocracia contábil pode ser terceirizada.
Por isso, a Imposto no Bolso possui todo cuidado e atenção na hora de cuidar de novas empresas que se preocupam com essas burocracias. Nossa prioridade é facilitar a realização do seu sonho em ser um empreendedor da forma mais econômica possível para alcançar seus objetivos de maneira definitiva! Conheça nossos planos e entre em contato com nossa equipe para abertura grátis da sua empresa.