fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Como abrir empresa de alimentos?

Tudo que você precisa saber para investir em um negócio no ramo alimentício

Sabemos que, com o novo cenário do mercado empreendedor, os brasileiros sentem cada vez mais a necessidade de investir no próprio negócio.

Sabemos também, que a venda de alimentos é um ótimo investimento. Porém, devido a alta crescente do mercado, abrir uma empresa nessa área pode ser um grande desafio. É preciso que antes de mergulhar de cabeça na ideia, ela esteja muito bem desenvolvida e planejada.

Por isso, pensando na melhor forma de te ajudar a abrir sua empresa da, preparamos um conteúdo exclusivo com tudo que você precisa saber para se tornar um empreendedor da área. Vamos lá?

Primeiramente, vamos entender:

Quais os primeiros passos para abrir uma empresa no ramo de alimentos?

Bom, a etapa mais importante da abertura de qualquer empresa com certeza é o planejamento. Quando falamos sobre uma empresa que manuseia e produz alimentos é necessário um planejamento ainda mais assertivo a respeito de tudo que envolve cuidar dessa área. Os principais pontos a serem desenvolvidos nessa etapa de planejamento são: 

Defina sua empresa de alimentos

Qual o tamanho do seu sonho e o quanto você deseja crescer? Saiba que as primeiras decisões sobre a sua empresa começam quando você sabe aonde quer chegar. Seja com foco em um crescimento rápido, ou a estabilidade de um pequeno negócio, é necessário definir o porte da empresa, o tipo societário e o regime tributário que você vai se encaixar antes de iniciar sua carreira.

Para simplicidade e praticidade, a alternativa mais viável na hora de abrir uma empresa é ser um MEI ou Microempresa. Essas alternativas facilitam a administração do faturamento da empresa nas fases iniciais e pode vir acompanhada de uma série de vantagens. 

Entretanto, se o objetivo da sua empresa é crescer mais e mais, logo essas alternativas vão deixar de te servir. Para entender qual a hora de se adaptar de acordo com o tamanho da empresa, converse com um contador.

Documentação

Para manter sua empresa regulamentada e poder operar tranquilamente, é necessário uma série de documentos que permitam o funcionamento do negócio. Entre esses documentos estão:

• CNPJ

• Alvará de funcionamento

• Inscrição Estadual e Municipal

• Registro na Junta Comercial

• Contrato Social 

• Alvará da Vigilância Sanitária

Além disso, é necessário muita atenção a respeito das exigências da vigilância sanitária para empresas do ramo alimentício. Seja para uma loja de açaí ou um food truck, todas as empresas de alimentos precisam estar de acordo com a regulamentação sanitária da categoria para garantir a segurança da empresa e do público. Tenha cuidado com a limpeza do local e o manuseio dos alimentos. Um espaço seguro gera valor a empresa, por isso, invista na saúde dos seus clientes!

Local

A localização de uma empresa diz muito sobre seu sucesso. É por isso que cada vez mais as empresas de alimentos se adaptam a ambientes e localidades não convencionais para trazer conforto, praticidade e economia para a empresa e para os clientes. A inovação é uma ótima ferramenta de vendas. 

Se inspire em empresas de todos os tamanhos que fazem sucesso nessa mesma área. Observe seus diferenciais, aquilo que o público aprova e como você gostaria que sua empresa fosse vista por seus clientes. 

Essa observação ajuda a decidir onde sua empresa vai estar localizada. Isso porque, entender qual a identidade da empresa pode tornar a escolha do local muito mais simples, uma vez que essa escolha vai partir de algo que já foi pré determinado: a cara da empresa.

Investimento

Para entender o quanto vai ser necessário investir para abrir e manter sua empresa é preciso definir todas as outras coisas sobre ela. Isso porque é impossível entender quais os gastos se não conhecemos a matéria-prima, os custos de abertura, quando vai ser possível ter o retorno do lucro. Mas, calma, se sua preocupação é se esses custos vão ser muito altos podemos garantir que é possível abrir uma empresa com pouco dinheiro, você só precisa da orientação certa.

Falando em orientação certa…

Você sabe como a contabilidade pode ajudar sua empresa de alimentos?

Só com o auxílio da contabilidade, é possível planejar e abrir sua empresa da forma certa. Toda etapa de abertura exige uma série de burocracias a serem definidas antes do seu funcionamento e demanda o conhecimento de um profissional para ajudar a definir os tópicos que abordamos na fase de planejamento.

Além disso, a contratação de uma contabilidade para abertura de uma empresa é obrigatória. E para organizar seus tributos, planejar o crescimento da sua empresa e promover um desenvolvimento saudável do negócio, a contabilidade se faz necessária.

Para ser esse suporte durante a abertura e o crescimento do seu negócio no ramo alimentício, conheça a Imposto no Bolso. Nossa contabilidade é especializada em trazer serviço e segurança na administração do seu sonho. Te convidamos a conhecer nossos planos e finalmente tirar sua ideia do papel para abrir sua empresa conosco. Converse com nossos especialistas e garanta seu sucesso agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!