fbpx
Pular para o conteúdo

BLOG

Preciso de contador para ser MEI?

Toda empresa precisa de uma contabilidade, mas o MEI é uma exceção. Isso porque tudo sobre o Microempreendedor Individual foi desenvolvido com o intuito de simplificar a forma de empreender, inclusive nos trâmites contábeis. 

Por causa disso, o microempreendedor pode ver o serviço contábil como um custo desnecessário e não considera sua contratação, entretanto, ele pode ser muito vantajoso para o MEI. 

Não existem dúvidas que o empreendedor acumula diversas preocupações quanto às obrigações e os custos de uma empresa. Agora, quando falamos sobre o MEI, essas preocupações podem aumentar consideravelmente. O microempreendedor carrega a responsabilidade de estudar o mercado, planejar e administrar todo financeiro da sua empresa com pouco ou, às vezes, nenhum auxílio. Toda essa sobrecarga pode impedir o negócio de crescer ou se manter organizado financeiramente. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo que pode te ajudar a entender que o suporte financeiro que sua empresa precisa pode sim partir da contabilidade, mesmo se tratando de uma microempresa. 

Entretanto você deve estar se perguntando:

Quais as vantagens de ter uma contabilidade para MEI?

Para saber como a contabilidade pode auxiliar o microempreendedor, primeiro precisamos entender: 

O que é o MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) nasceu da necessidade de regularizar atividades de pessoas autônomas que foram privadas de direitos por terem seus serviços considerados informais. A abertura do MEI é extremamente acessível, tanto quanto sua administração e é por isso que muitas vezes ele é visto como o pontapé inicial para se tornar um grande empreendedor.

Quais as exigências para ser MEI

É importante verificar se sua área de atuação tem permissão para ser MEI. Nem todas as atividades autônomas podem atuar nesse modelo. Além disso, é necessário se atentar ao limite de faturamento exigido por lei que atualmente, é no valor de R$ 81.000,00 por ano. O MEI também não pode ter mais do que um único funcionário, e não pode ter outra empresa nem sócios.

Obrigações do MEI

Ser MEI também inclui direitos e deveres. Entre esses deveres, temos o pagamento mensal da DAS realizado sempre no dia 20 de cada mês. Esse relatório facilita a entrega da DASN, também obrigatória para o MEI, paga anualmente. Além disso, é obrigatória a emissão de notas fiscais a serviços prestados a pessoas jurídicas, mas somente nesse caso.

Nesse sentido, o trabalho do contador em uma empresa pode incluir muito mais do que a organização dessas obrigações. A contabilidade para MEI serve para:

  • Auxiliar na abertura da empresa;
  • Utilizar ferramentas de controle financeiro para manter a organização;
  • Planejar estratégias para melhoria no desempenho da empresa;
  • Controlar os relatórios a fim de observar o faturamento;
  • Administrar as folhas de pagamento do funcionário;
  • Consultoria a curto e longo prazo desde a abertura da empresa até o desenvolvimento de porte. 

A contabilidade eficaz

Até aqui, falamos sobre como mesmo para ser um microempreendedor é possível encontrar desafios que não necessariamente precisam ser enfrentados sem auxílio. A contabilidade para o MEI entra como esse suporte na organização do financeiro e o monitoramento dos principais parâmetros que definem uma microempresa. Em conjunto, é muito importante que um empresário — de qualquer tamanho — compreenda que o serviço contábil eficiente, quando alinhado com o negócio, visa o crescimento dele e sua saúde financeira para evitar o fechamento. 

A tranquilidade e economia que a contabilidade pode fornecer a uma empresa podem ser surpreendentes. Contudo, esse serviço precisa ser adequado para esse tipo de negócio. 

É necessário que a contabilidade entenda as dores de um MEI e conheça suas definições para direcionar a empresa para os melhores caminhos. 

Você sabia que, em média, 30% das microempresas fecham em até cinco anos? Não queremos isso para sua empresa. É por isso que a Imposto no Bolso é a combinação contabilidade assertiva, consultiva e eficaz para o MEI. Nossa equipe se preocupa com o desenvolvimento da empresa além das obrigações fiscais, tudo isso com a praticidade da contabilidade digital

Para ser um microempreendedor de sucesso e garantir o funcionamento da sua empresa, converse com nossos especialistas, abra sua empresa e garanta o seu desenvolvimento financeiro agora mesmo!

Outros artigos

contabilidade para prestador de serviços
Contabilidade digital

Como montar um negócio do zero

O mercado empresarial cresce a cada dia. Atualmente, no cenário brasileiro, as empresas fecham e abrem todos os dias. Contudo, empreender pode ser a porta

Ler mais »

Saiba mais sobre a contabilidade que pode mudar seu negócio!